sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dúvidas e Reflexões

O espaço desta semana foi destinado para que vocês preparem dúvidas e reflexões sobre trechos da obra "Do Contrato Social" - J.J. Rousseau. A prova do livro será dia 09/06/11, então PREPAREM-SE.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A preocupação com o conhecimento

Que quer dizer cosmologia? E ontologia? Explique por que Sócrates se opõe aos sofistas? Como o conhecimento verdadeiro é possível? 

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Conhece-ti a ti mesmo

"Muito se fala e pouco realmente se sabe sobre o funk. Um fenômeno genuinamente carioca, nascido nas favelas do Rio de Janeiro nos anos 1970 e que reúne até 2 milhões de jovens em cerca de 700 bailes por final de semana na cidade, mas que ainda é negado enquanto cultura. Pior que isso, ao longo dos últimos 15 anos, o termo funkeiro começou a ser adotado pela mídia como sinônimo de pivete. E a única diversão de milhares de jovens à margem da sociedade passou a ser vista como caso de polícia.
Com mais de 500 favelas catalogadas pelo último senso do IBGE (2000), o município do Rio de Janeiro tem uma maioria de jovens negros, pobres e favelados. Assim como o resto do Brasil. E eles são funkeiros não estão nos editoriais de moda das revistas. Do outro lado do espelho não se consome o jeans da Diesel, mas a calça da Gang. Eles não ouvem boy bands [modinhas]. Eles ouvem bondes. Elas não querem ter a atitude da Avril Lavigne. Elas querem ter a atitude da Tati Quebra-Barraco.
Mesmo em 2001 - auge do funk nas rários [...] Rômulo Costa, dono da famosa equipe de som Furacão 2000, que naquele ano lançava o Bonde do Tigrão e alcançava picos de audiência no seu programa diário na TV CNT, não conseguia anunciante para seus intervalos. Como ele mesmo observou na época, será que funkeiro não bebe refrigerante? Funkeiro não compra e não consome?
Estamos falando de uma geração que não se vê refletida pelos meios de comunicação. [...]"
(MEDEIROS,   Janaina. Funk Carioca: o som que dá medo. E prazer. 1ed. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2006)

Para quebrar velhos tabus e formular problemas mais interessantes a esta nova cultura brasileira, assista o vídeo documentario 90 dias com catraDisponível no link abaixo:

Registre suas conclusões considerando o conceito de ignorância de Sócrates e a negação de uma cultura propriamente brasileira.
Boa semana!