sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Senso Moral e Consciência Moral

ASSISTA O TRAILER DO FILME: O Retrato de Dorian Gray (2009)

LEIA O TRECHO DO FILME DISPOSTO ABAIXO:
-Que adianta você me dizer que resolveu agora ser bom? -Exclamou Lorde Henry, molhando seus alvos dedos em uma vasilha de cobre vermelho, cheia de água de rosas. -Você já é perfeito. Não mude, por favor.
Dorian Gray meneou a cabeça.
-Não, Harry, durante minha vida, tenho praticado atos terríveis. Não pretendo voltar a isso. Comecei ontem as minhas boas ações.
-Onde estava você ontem?
-No campo, Harry, sozinho em uma pequena estalagem.
-Meu caro amigo - disse Lorde Henry, sorrindo -, todo mundo pode ser bondoso no campo. Lá não há tentações. E esta é justamente a razão pela qual as pessoas que vivem fora da cidade não são absolutamente civilizadas. A civilização não é, de maneira nenhuma, uma coisa fácil de se alcançar. Há apenas duas maneiras de chegar a ela. Uma é a cultura e a outra, a corrupção. Ora, a gente do campo não tem a oportunidade de travar conhecimento com qualquer das duas maneiras; por isso, fica completamente estagnada.
-A cultura e a corrupção -repetiu Dorian Gray, como um eco. -Conheci um pouco de ambas. E agora horrorizo-me ao pensar que as duas possam estar lado a lado. Tenho um novo ideal, Harry. Vou mudar. Creio até que já mudei.
(...)
Não falemos mais nisso e não tente mais persoadir-me de que a primeira boa ação que pratico depois de muitos anos, que o primeiro sacrifício que faço, embora pequeno, seja na verdade uma espécie de pecado. Quero ser melhor do que sou. Hei de ser melhor.

AGORA ASSISTA ESTE TRECHO DO FILME: Filadélfia (1993)
A partir da reflexão de todo este material, responda: Qual o pressuposto do senso moral e da consciência moral explícito nos trechos acima? Explique.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Para iniciar nossa discussão, o que você entende por ética? E por moral? O que quer dizer: "TUDO ME É LÍCITO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM"? Escreva um comentário que mostre a ética e a moral inserido neste dizer bíblico.



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

4° Bimestre de Filosofia

Meus nobres colegas, boa tarde!
Inicio mais este bimestre expondo o plano de aulas e o que esperamos com a conclusão destas atividades.
Como disse em sala, este é o bimestre da salvação (no sentido de nota, quem está mal poderá se recuperar). Então foi dividido assim:
25 pontos - Atividades em Aula
25 pontos - Cursos Virtuais
25 pontos - Blog
25 pontos - Avaliação Bimestral

*os cursos virtuais deverão SOMAR 20H podendo ser de qualquer área do conhecimento, desde que pertença aos seguintes sites:
www.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
ou
http://www.empresas.ciee.org.br/portal/est/ead/index.asp

obs.: os dois sites exigem cadastro e são confiáveis
OS CERTIFICADOS DOS CURSOS VIRTUAIS DEVERÃO SER APRESENTADOS AO PROFESSOR PARA A AQUISIÇÃO DOS PONTOS ATÉ O DIA 17/11/2011

Esta proposta foi elaborada para que o estudante do Ensino Médio tenha orientações sobre o mercado de trabalho e conheça um pouco mais sobre as vocações profissionais que deverá escolher um dia. O objetivo de filosofia neste bimestre será associar as necessidades de cidadãos conscientes e críticos por meio da reflexão sobre ética e moral; ao objetivo central de todo ser humano, que é: contribuir solidariamente com o seu trabalho social para o desenvolvimento, a harmonia e adequação da vida humana neste planeta, isto é, a atividade profissional ou O MUNDO DO TRABALHO.