segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conclusão do Bimestre

Assista os vídeos abaixo


Seguindo a perspectiva de tudo o que aprendemos e discutimos sobre ética, moral, juízos e violência; como você avalia uma desavença entre torcedores num estádio de futebol? SINTETIZE O QUE VOCÊ APRENDEU NESTE BIMESTRE EM FILOSOFIA...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Juízo de Fato e Juízo de Valor

NOVELA PARAÍSO TROPICAL
Bebel(Camila Pitanga) e Olavo(Wagner Moura) voltam depois de um tempo separados por causa da armação da prostituta para acabar com o casamento do vilão com Alice(Guilhermina Guinle). Olavo resolve correr atrás da amada após saber por Fred(Paulinho Vilhena) que ela desistiu de entregar seus podres na reunião que o promoveu no Grupo Cavalcanti. O beijo de reconciliação acontece em pleno calçadão, com Bebel pegando no batente!
IDENTIFIQUE NA CENA DA NOVELA, O JUÍZO DE FATO E O JUÍZO DE VALOR. EXPLIQUE O QUE É A NATURALIZAÇÃO DA VIDA MORAL E COMO ELA ACONTECE.


A ÉTICA E O ESPELHO DA CULTURA - JURANDIR FREIRE COSTA



Os indivíduos não cultuam mais nem virtudes públicas, nem privadas.  Por virtudes entendo o que Foucault descreveu como práticas de ascese (Foucault, 1984).  Ou seja, tudo aquilo que os indivíduos podem fazer porque se concebem como moralmente livres para escolher se querem ou não fazer.  A virtude era um suplemento de honra, criado pela disciplina da vontade dos que aspiravam à glória ou à imortalidade.  Porque se imaginavam livres e capazes de exercer influência sobre si e sobre os outros, os indivíduos tentavam ser “excelentes” no que faziam ou na maneira com viviam.  O herói fosse ele corajoso, santo ou sábio, era o modelo do “homem virtuoso”.  Era alguém que se alçava acima das circunstâncias e da estrita necessidade para criar algo novo em matéria de exemplo moral.
Na ideologia do bem-estar, o que conta não é a virtude, é o sucesso.  A distância ética entre os dois é enorme.  O sucesso é indiferente à virtude.  Seu parâmetro é a visibilidade. Donde a simbiose coma publicidade ou o “espaço publicitário”. O  sucesso vive da publicidade e ambos dependem do mercado de objetos.  O sucesso só é sucesso se é notícia, e a notícia só é notícia se é um artigo, um produto vendável.  Na mídia, pessoas, coisas ou eventos recebem o mesmo tratamento.  O espaço publicitário considera irrelevantes as tradicionais divisões entre fatos e valores, público e privado.  O virtuoso e o vicioso; o simulacro e a realidade; o caricato e o autêntico, tudo é nivelado, no noticiário, pela medida do sucesso de vendas.   Não se pede mais ao indivíduo que “excelencie”, pede-se que “apareça”, que “se mantenha em cartaz”.  Não se pede mais que pense em qual é a melhor escolha moral para ele e para outro, pede-se que calcule qual a melhor tática para ser “bem-sucedido”.   A dignidade do sujeito moral perdeu sua função de fundamento da ética.  Só é notícia se, no momento e na circunstância, revelar-se um produto vendável.
Disponível  em: http://jfreirecosta.sites.uol.com.br/artigos/artigos_html/espelhos.html. Acessado em de 10 nov. 2011
Apesar das diferenças culturais, o que todas as culturas consideram que seja virtude?

O que freire quer dizer quando afirma: "A dignidade do sujeito moral perdeu sua função de fundamento da ética."?


ESCREVA UM COMENTÁRIO QUE ENVOLVA TODAS AS QUESTÕES ÉTICAS E MORAIS ESTUDADAS E PROPOSTAS ATÉ O MOMENTO!
BOM TRABALHO =)