Pessoal, trago-lhes boa notícia!
Estava vendo nosso plano de aulas e percebi que pedi atividade trocada a vocês. A análise do Filme deveria ter sido solicitado no dia 08/03 para o dia 15/03 e a resenha crítica do livro no dia 16/02 para o dia 01/03. O intuito da resenha é prepará-los para a prova. Assim, tomei a liberdade de mudar a data da prova que seria dia 01/03 para 08/03. Logo, esta semana, no dia 01/03 irei pedir a resenha para 08/03 de modo a prepará-los para a prova. Ainda, com o intuito de auxiliá-los no entendimento da obra e na elaboração da resenha criei um grupo de questões que não precisarão ser respondidas obrigatoriamente, nem no seu conjunto total, nem em ordem. Também não devem ser entregues. Contudo, estou à disposição para sanar quaisquer dúvidas...
Abraços,
Professor Gabriel
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1 – Por que não podemos dizer que Filosofia é uma simples
ginástica do pensamento? Ou mesmo um entretenimento como uma novela, música que
induz a homogeneização do pensamento coletivo?
2 – O que Caio Prado Jr. quer dizer “... a Filosofia não é e
não pode ser, logo veremos por que, simplesmente prolongamento da Ciência, uma
superciência que ela se sobrepõe e que a completa. [...] A Filosofia será outra
coisa, ou então não tem razão de existir. Aquilo de que se ocuparia um simples
prolongamento ou generalização do conhecimento científico não merece outro nome
que “ciência” simplesmente.”
3 – Qual a diferença entre o conhecimento científico e o
conhecimento vulgar? Dê um exemplo.
4 – Pode-se afirmar que o filósofo é creador de moral?
5 – A filosofia se utiliza do conhecimento como objeto de
análise e produtora de conhecimento. Comente.
6 – O que é o objeto da filosofia? E do filósofo? Cite
exemplos.
7 – Qual é a finalidade última do filósofo questionar,
buscar e elaborar um pensamento um conhecimento a partir da Realidade universal
exterior?
8 – Há diferenças entre conhecimento da Realidade cognitivo
e conhecimento da Realidade universal?
9 – Explique a confusão entre a esfera subjetiva e a
objetiva através de Engels: “Primeiro fabrica-se, tirando-o do objeto, o
conceito desse objeto; depois inverte-se tudo, e mede-se o objeto pela sua cópia,
o conceito”.
10 – A elaboração do conhecimento pode-se seguir dois
caminhos: um que seria da ciência e outro da filosofia. A ciência se realiza
por métodos e técnicas lógicas. (pg. 06) O logicalismo (movimento ideológico
construído sob ideais lógicos inexoráveis) nos dá conta de um mundo ideal
inspirados em modelos e padrões. (pg. 14) A lógica é um assunto que será
estudado no 2° Ano do Ensino Médio e é estritamente ligada a apresentação das
idéias e suas linguagens. Sendo assim, como Prado Jr. explicou a elaboração do
conhecimento subjetivo ou cognitivo na esfera filosófica e o conhecimento
objetivo na esfera da ciência?
11 – O que é dialética do conhecimento?
12 – Como os milésios fizeram para definir que determinado
conhecimento é válido ou não?
13 – Explique a refutação de Aristóteles a dialética de
Platão “Se há ciência e conhecimento de alguma
coisa, devem existir algumas
outras naturezas sensíveis, realidades estáveis, pois não há ciência do que
está em permanente fluxo”. (nota de rodapé pág. 16)
14 – O que é Realidade sensível?
15 – Diferencie a questão central proposta na estruturação
do conhecimento antes de Sócrates (citado no texto por Platão, pois Sócrates
nunca escreveu nada; quem registrou todo pensamento foi seu discípulo Platão) e
após os registros de Platão.
16 – Diferencie e exemplifique Ciência e Filosofia em Platão
e nos dias atuais.
17 – Você concorda com Jr. quando diz que Aristóteles
confunde e cria mal entendidos no pensamento filosófico? Diferencie a visão de
Aristóteles da de Platão e defenda seu argumento.
18 – Qual é a base da Lógica Aristotélica?
19 – Por que Aristóteles é tão importante para a evolução do
conhecimento humano?
20 – Como a Metafísica aristotélica assegura o filósofo de
que está próximo ou que tenha alcançado a Realidade concreta do fato? Por que quase
nunca isto é verdade?
21 – Que relação o autor faz entre evolução, tempo e espaço?
Como esta relação interage com a Realidade? Isto explica o caráter anacrônico
(erro ou intervenção na continuidade cronológica) de Aristóteles?
22 – Se analisarmos os ditados populares, muitos deles são
baseados na metafísica. Como estes ideais simbólicos confundem o Pensamento e
Realidade tornando-se capazes de manipular os conceitos dos valores morais do
pensamento popular?
23 – Discuta a seguinte colocação: A mídia e os meios
tecnológicos “compõe a realidade concreta exterior ao pensamento conhecedor e
elaborador do Conhecimento, isso constitui na perspectiva moderna
pós-metafísica o legítimo objeto do conhecimento”
24 – Fale sobre a estruturação do Conhecimento novo.
25 – Segundo Descartes o que significa conhecer seu próprio
Universo?
26 – O que permitiu a Filosofia se libertar da Lógica formal
clássica (ou Escolástica) dando origem a Filosofia moderna?
27 – Diferencie o materialismo do idealismo.
28 – Na perspectiva dos filósofos materialistas a elaboração
do Conhecimento é um simples reflexo passivo da Realidade exterior?
29 – Na perspectiva dos filósofos idealistas a elaboração do
Conhecimento deve eliminar totalmente a experiência sensível / Realidade
exterior ao pensamento?
30 – Discuta o pensamento de Durkheim: “O homem constrói
para si o tipo de homem ideal”.
31 – O que Caio Prado Jr. quer dizer com as expressões
“agente como paciente” e “paciente como agente”?
32 – Por que se deve conhecer os fatos sociais?
33 – O autor diz que não pode haver verdadeira ciência do
Homem se considerar a Razão humana irredutível, completa e acabada fixada na
subjetividade sem considerar a origem e as raízes constituídas desta mesma
subjetividade, permanecerá fora do determinismo da necessidade. (pg. 42) O que
isto significa? O que ele entende por determinismo?
34 – É possível que nenhum homem seja agente de modo a
determinar e deliberar suas próprias ações?
35 – O que é filosofia? Para que serve?