sábado, 17 de março de 2012

Momento de crise no que é natural: Quando a tecnologia e o dinheiro (Martin Heidegger)

PESSOAL, ESTA QUINTA SERIA A PROVA MENSAL DE VOCÊS, MAS EU ESQUECI DE AVISÁ-LOS. TAMBÉM É PROVÁVEL MEU AFASTAMENTO ESTA SEMANA DA ESCOLA EM VIRTUDE DO NASCIMENTO DO MEU FILHO. SENDO ASSIM A AVALIAÇÃO SERÁ APLICADA DIA 29 DE MARÇO DE 2012.

Sobre o autor: Martin Heidegger

Filosofo alemão que é seguramente um dos pensadores fundamentais século XX. Inscreveu-se no partido Nazi (NSDAP) em 1 de Maio de 1933, tendo posteriormente sido nomeado reitor da Universidade de Freiburg. Porém, pouco depois se demitiu do cargo de reitor, se colocando contra a perseguição, de cunho anti-semita, a professores da universidade.

Quando a tecnologia e o dinheiro tiverem conquistado o mundo; quando qualquer acontecimento em qualquer lugar e a qualquer tempo se tiver tornado acessível com rapidez; quando se puder assistir em tempo real a um atentado no ocidente e a um concerto sinfônico no oriente; quando tempo significar apenas rapidez online; quando o tempo, como história, houver desaparecido da existência de todos os povos, quando um esportista ou artista de mercado valer como grande homem de um povo; quando as cifras em milhões significarem triunfo, - então, justamente então -- reviverão como fantasma as perguntas: para quê? Para onde? E agora? A decadência dos povos já terá ido tão longe, que quase não terão mais força de espírito para ver e avaliar a decadência simplesmente como... Decadência. Essa constatação nada tem a ver com pessimismo cultural, nem tampouco, com otimismo... O obscurecimento do mundo, a destruição da terra, a massificação do homem, a suspeita odiosa contra tudo que é criador e livre, já atingiu tais dimensões, que categorias tão pueris, como pessimismo e otimismo, já haverão de ter se tornado ridículas.
___________________________________________________________________________________________
ESTA ATIVIDADE OS AUXILIARÁ NA CRIAÇÃO DO CARTÃO POSTAL, BUSCANDO O MOMENTO DE CRISE NO QUE É NATURAL; BEM COMO NA SISTEMATIZAÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

Em seus primórdios, a filosofia se apresentava como uma explicação total da realidade, pois vinha substituir a explicação mítica e religiosa. No decorrer da história, filosofia e ciência, as duas bases do conhecimento racional. No decorrer da história, filosofia e ciência, as duas bases do conhecimento racional, foram se separando, cada uma delas definindo um aspecto e um campo da realidade específico para estudo. Com base em nossos estudos, dê um exemplo que você conhece, do cotidiano ou da mídia, em que a filosofia e a ciência se mostram próximas e distantes.

3 comentários:

  1. Filosofia e ciência
    A filosofia está presente quando há algum questionamento filosófico, o q pode ocorrer em qualquer situação. Por exemplo, quando questionamos os princípios da propaganda de um partido político, quando tentamos entender a beleza de uma obra de arte, ate quando usamos a lógica matemática.
    A filosofia está presente em nosso dia-dia e é de suma importância para o exercício da cidadania, pois sem reflexão filosófica nossas atitudes podem ser direcionadas por regras impostas e sem sentido, comprometendo nossa consciência com prejuízos inclusive psíquicos. A neurose sem dúvida é um dos reflexos de nossa existência impensada.
    A resposta está na própria pergunta que indaga e busca por explicações coerentes. Acabou de filosofar, minha cara... Na frente do computador e do cotidiano!
    A ciência é muito importante para o nosso dia-a-dia, pois ela nunca esta parada, esta sempre buscando novos conhecimentos.
    Nos ajuda muito a medicina no nosso dia-a-dia, pois ela esta sempre buscando novas teorias novos conceitos.
    A ciência é uma produção de conhecimentos! e também para quem gosta se torna um entretenimento.
    Embora a educação no Brasil não seja das melhores, com muita dificuldade, a ciência no país vem se desenvolvendo.

    Filosofia, algo distante ou próximo?
    A meu ver, essa percepção está equivocada.
    A Filosofia não é alguma coisa distante, que só interessa a uma grei de iniciados. Muito pelo contrário, a Filosofia faz parte de nossa vida.
    Se a Filosofia fosse alguma coisa remota, quase localizada na mansão dos deuses, qualquer escrito tratando de Filosofia deveria estar localizado num espaço restrito, cuja chave estaria guardada num esconderijo secretíssimo.

    “A filosofia está presente nas artes, em fim, na forma de pensar e na forma do homem se expressar ... na poesia, na filosofia, na arte, na ciência e na música”

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog. Que riqueza!!!!
    A partir de agora passarei a ser uma seguidora do mesmo.

    Rute

    ResponderExcluir
  3. Juliana, parabéns! Sua postagem superou o que foi esperado. No entanto, a ciência não está na filosofia, ou seja, é preocupação da filosofia medir o progresso e o prejuízo trazido pela ciência. A filosofia pode levar à ciência, ao conhecimento, ao desenvolvimento de técnicas, de novos modos de organização de alguma coisa, etc. mas, a ciência não está contida, inserida na filosofia. Analise o seu texto e perceberá que no decorrer do conteúdo deu diversos exemplos de como a filosofia está na ciência, na arte, na mídia. Mas não conseguiu dar exemplo da ciência na filosofia. Por isso a ciência e a filosofia se mostram próximas e distantes. Uma compartilha da outra.

    ResponderExcluir