quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aula 1 - 1° Bimestre - Apresentação


A Filosofia é tão inútil quanto a mulher = problema! Não, não é uma frase de efeito... Muito menos, pouco caso com a tradição do pensamento ocidental... Não mesmo. Filosofia é inútil porque num mundo como o nosso, em que as mudanças acontecem rapidamente, ou seja, em que tudo é passageiro, não há espaço para se "perder tempo"; afinal "tempo é dinheiro"!!!!!! Assim, Filosofia não possui espaço nos dias de hoje! Prontos para um debate filosófico? Então, discuta a utilidade ou inutilidade da filosofia. Procure uma definição de Filosofia. Tal definição deve ter sido proposta por um filósofo tradicional (isto é, um filósofo reconhecido com tal).
Abraços

17 comentários:

  1. O que eu entendi da filosofia é que ela é o estudo da razão,fala sobre pensar,entender,compreender o que se passa em volta.No mundo de hoje professor as pessoas te muita pressa não querem saber de parar e pensar sobre as consequências de seus atos por esse ângulo a filosofia se torna inútil,e as vezes pensar nos outros, pensar porque você existe é muito difícil.Mas eu quero aprender a pensar , eu quero ver o mundo de outra forma e acredito que com o senhor eu aprenderei , parabéns pela idéia do Blog eu me senti a vontade com a ideia

    ResponderExcluir
  2. Entendi que filosofia tem a ver com o raciocinio das coisas mais complicadas que acontecem no mundo mas ninguem para para pensar.

    ResponderExcluir
  3. Filosofia é uma atividade intelectual que se propõe refletir sobre os seres, as causas e os valores. A filosofia trata de conceitos como justiça, verdade.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Léo... Me diga essa definição é sua ou de outra pessoa (quem?)? Na sua opinião a filosofia é útil ou inútil? Seja bem vindo ao nosso grupo de estudos filosófico!!!
    Abraços
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Aydan. Muito pertinente sua colocação. Contudo, devemos analisar os fatos com certa frieza. Estudar a razão é também compreender que nossas ações são instigadas pelas emoções. A exemplo um jovem que experimenta um "beck" motivado pelos amigos ou pelos problemas. A emoção do seu contexto e a imaturidade de reflexão o leva a agir de tal forma. Você disse que as pessoas não param para pensar, quando na verdade todos sempre pensam. O problema encontrado então talvez seja a maneira com que pensam. Pensamos em nossos problemas com um olhar imediato "esta é única saída", "eu não aguento mais", "isto é impossível, ou não tem solução"... dias ou meses depois já nem lembrados do problema passado...Quando estudamos filosofia, buscamos o saber escondido nas coisas ditas como naturais, nós amadurecemos os nossos pensamentos e quanto mais maduros maior controle adquirimos sobre nossas emoções e conseqüentemente sobre nossas ações colhendo frutos mais agradáveis a nossa vida... A filosofia não torna-se inútil como você afirmou, mas algo necessário. Como tal tradição do pensamento foi perdido no período pós ditadura, a geração anterior a nossa (a de nossos pais) não tem o hábito de filosofar e cabe a nós agora mudar esta realidade. EU ACREDITO EM VOCÊ!!! BOM FERIADO!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Caio, Nathan eu fiz um comentário para vocês, mas deve estar na caixa de mensagem de vocês... no e-mail... fato é que sou novato com esse negócio de blog e estou aprendendo a mexer ainda hehehehe... agora que eu percebi que posso postar minhas reações direto por aqui hehehe
    Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  7. Muitos acham a Filosofia algo "inútil", mal sabem eles que para chegar a essa conclusão, precisou tirar uns minutos para filosofar. Realmente, é degradante em pensar que muitos acham isso, e usam digamos que de forma não muito interessante, ou necessaria...A Filosofia deve fazer parte em todos os momentos, em todas as situações. É na politíca, é na sociedade, é no respeito, no seu cotidiano, seja em um ônibus, no colegio, no seu trabalho, ou até mesmo em casa, tudo depende da Filosofia. Pra mim nada mais é do que atos, atos que devem ser no minimo pensados. As pessoas podem interpretar como algo "normal", "esquisito" ou sei lá, muitos não conseguem entender, vai na opinião de cada um.

    ResponderExcluir
  8. Boom professor! =D
    isso eu que fiz, foi olhando varias coisas sobre filosofia, por que nao entendi muito bem sobre o assunto.
    Eu acho qe filosofia é util porque ajuda a compreender coisas, ajuda as pessoas a pensar melhor sobre determinados assuntos e entender eles.

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila! Existe uma ferramenta filosófica que chama-se falácia da generalização apressada. Quem nunca disse ou pensou: "A garota olhou para mim. Logo, ela estava interessada (e eu também). kkkkkkk ou ainda "Ontem, tarde da noite, rodei de carro pela cidade. Eu vi muitos mendigos pelas ruas. Logo, os mendigos estão tomando conta da cidade". Isso quer dizer que as pessoas vivem uma situação e logo chegam a uma conclusão ilógica, apressada, sem se preocupar com generalizações. Todos falam que filosofia é chata ou difícil porque não têm contato ou o contato com a prática filosófica foi e ainda é muito superficial. Vamos amadurecer esta idéia... Seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  10. Leo, muitos filósofos da atualidade criam conceitos sofisticados nada originais para manter o status conquistado no começo de sua carreira. Se os grandes cientistas brasileiros são reprodutores de conceitos europeus. E, todo conceito europeu para o brasileiro torna-se vazio. Então, todo cientista brasileiro reproduz para si conceitos vazios. Filosofia é inútil se a lógica de nosso pensamento é pouco clara e incoerente. Perde tempo aquele que não tem nitidez do caminho que almeja. Logo, filosofia é útil a todos. Talvez estas idéias pode ser pouca claras para vocês agora, mas garanto que até o final do ano vamos ter conhecimento de sobra para perceber como as pessoas são engraçadas. =)

    ResponderExcluir
  11. http://images2.memegenerator.net/ImageMacro/3976831/Violncia-nunca-a-resposta-a-no-ser-que-a-questo-seja-o-que-nunca-a-resposta-Mas-se-voc-responder-vio.jpg?imageSize=Medium&generatorName=Philosoraptor

    ResponderExcluir
  12. professor,pelo que entendi no caso desse texto a filosofia é representada de tal forma em que alguns pensariam que ela é totalmente impossível de ser entendida.mas,que se for analisada bem e seus conceitos como "a verdade" e "os valores morais" forem levados em questão.
    ela será talvez até fácil de ser compreendida.

    "bom esse é o meu ponto de vista"!

    ResponderExcluir
  13. Olá Danilo!!! É exatamente isso... Se eu nunca me dispor a fazer arroz, fazer arroz será a tarefa mais difícil e árdua do mundo, mas se meu patrão manda eu fazer arroz e por necessidade eu o faço. Precisarei me dedicar um pequeno tempo, contudo depois que domino a cozinha tudo fica mais fácil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abração

    ResponderExcluir
  14. "Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida. O objeto próprio da filosofia, em que está a solução do seu problema, são as essências imutáveis e a razão última das coisas, isto é, o universal e o necessário, as formas e suas relações. Entretanto, as formas são imanentes na experiência, nos indivíduos, de que constituem a essência. A filosofia aristotélica é, portanto, conceptual como a de Platão mas parte da experiência; é dedutiva, mas o ponto de partida da dedução é tirado - mediante o intelecto da experiência."

    Quem acha que parar para pensar no por que das coisas é perda de tempo, então pode se matar, afinal este vai morrer um dia mesmo, não é mesmo?
    Filosofia é tão importante quanto a nossa vida moderna, porque sem a filosofia nós não teríamos tudo o que temos hoje e ainda seriamos homens primitivos. Se hoje em dia nós somos os seres sem tempo citado no seu texto, isso se deve ao fato de que as ciências evoluíram, e isso só aconteceu porque o homem parou para filosofar e desenvolve-las.

    ResponderExcluir
  15. Ok Wagner! vamos analisar agora a nova atividade... Quanto a essa, gostei muito da definição encontrada porque está de acordo com nossa conclusão. Converse com a professora Andressa de História sobre o que houve com a sociedade, será que esta falta de tempo na vida das pessoas é uma situação que acompanha a história do homem? Ou é consequência da suposta evolução do homem pós-moderno?
    Abraços

    ResponderExcluir