quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Autonomia, Reflexão, Crítica e Criatividade


Olá pessoal! Agora que já sabemos que a Filosofia só nos é útil se for aplicável à nossa vida. Vamos tentar compreender a mensagem sugerida pelo nosso nobre colega Caio Croci na imagem ao lado. No estudo da Lógica Filosófica existem Raciocínios Válidos e Raciocínios Invalidos. No caso apresentado temos um raciocínio invalido qual chamamos de sofisma, ou seja, ocorre com o objetivo de enganar. O sujeito que usa o sofisma está consciente, pois sabe que usa um raciocínio inválido. Há outro tipo de raciocínio inválido: a falácia. Ocorre como uma falha de quem argumenta. O sujeito que usa uma falácia simplesmente se enganou. Ex.: "meu pai tem um cachorro da mesma raça que esse aí da foto ao lado, ele só não tem a unha tão grande!". Embora o raciocínio seja inválido está composta de autonomia, de certa reflexão, de crítica e criatividade. Comumente encontramos esse tipo de situação em propagandas de televisão. Visto que nossa discussão em aula contorna a noção de crença e costume, busque uma propaganda que você goste e discuta AUTONOMIA, REFLEXÃO, CRÍTICA, CRIATIVIDADE. Como esta propaganda através do sofisma é capaz de invadir a nossa privacidade e mudar nossas crenças e costumes? Caso não concorde comigo, crie um raciocínio Lógico que explique a liberdade do indivíduo perante a pressão social.

15 comentários:

  1. Gabriel, mais uma vez você me surpreende com seus trabalhos e talentos tão inovadores como Professor para a educação atual. Porém, a minha dúvida é como eu posso criar um raciocínio lógico como segue o exemplo "liberdade do individuo perante a pressão social.

    ResponderExcluir
  2. professsor seu tema usado nessa aula foi um exelente tema por que você não sabe, que existe muta autonomia no mundo que existem muita critividade no mundo. então meus parabens por uma mas um bela aula.


    grato

    ResponderExcluir
  3. Bom, Mr. William! Um raciocínio Lógico deve ser composto de premissas e conclusão. Premissas é a proposição que tem a função de fornecer dados, provas, informações, razões, sobre algo ou alguém, e serve de subsídio para a conclusão de um raciocínio. Por exemplo: Todo homem é feio.(proposição - premissa) O William é homem. (proposição - premissa) Logo, o William é feio.(proposição - conclusão)
    Uma proposição é uma sentença declarativa que compõe o raciocínio que podemos julgar como verdadeiro ou falso. Avaliar a proposição como verdadeiro ou falso depende do contexto em função qual avaliamos. Exemplo: eu avaliei que o homem é feio e meu raciocínio é lógico porque tem provas adequadas para tal afirmação, porém a Andressa poderá dizer o contrário, que todo homem é bonito, logo o William é bonito.
    Já na sentença "liberdade do indivíduo perante a pressão social" como citado, é uma sentença incompleta e por isso não há juízo de valor que possa ser feito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Thiagão, me ajude a compreendê-lo... meu tema é bom porque eu não sei? Existe autonomia que existe criatividade no mundo? O que você quis dizer com isso? Primeiro você precisa entender que seu texto precisa ser entendido por quem lê. Depois, é interessante que você defina AUTONOMIA E CRIATIVIDADE; pesquise! Sei que possui os melhores interesses como sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Uma bela demonstração de criatividade é esta mensagem sugerida pelo Caio , fui utilizada uma imagem de um dinossauro para passar uma mensagem que já é um pouco conhecida pelas pessoas.Mas você não estará seguindo o conceito de autonomia se pensar que não será violento porque a imagem de um dinossauro lhe diz para não ser violento, ser violento ou não será de sua índole ou de suas escolhas , porque pelas suas próprias escolhas terás autonomia.Nessa mensagem a crítica é construtiva porque diz que violência é ruim o que realmente é, essa crítica te modela a não ser violento então nesse caso é uma critica boa.Olhando essa imagem você pode estar olhando para si mesmo e perguntando se você é ou não violento , é só olhar e refletir.Portanto essa imagem te faz refletir,mas te agride porque te diz de uma certa forma o que fazer , usa a sofisma e falácia porque diz que violência é ruim mas não explica o porque.Minha pergunta para o senhor professor é a seguinte : porque o ser humano se sente pressionado e por isso quer sempre agradar o próximo?espero sua resposta

    Grato pela atenção , um forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Ae prof do que eu entendi de filosofia , é que é uma coisa que as pessoas não discutem com seus amigos ou com sua familia , são raras as pessoas que fazem isso , mais filosofia ajuda no seu jeito de pensar e refletir . É isso ae prof continue assim sua aula ta nota 10 ^^ vlw abraço

    ResponderExcluir
  7. Violência, certamente nunca é a resposta mas muitas pessoas não param para pensar assim.
    Todo dia tem a noticia de um assassinato de alguem.

    Assistam Brasil Urgente !

    ResponderExcluir
  8. Aposto que muitas pessoas irão ver essa imagem, e vão pensar mais em ser ou não violento, mas não pelo fato de existir a preocupação com a violência e sim para que os outros não ache que eles são violentos, ou seja, de uma certa forma fazem as coisas para agradar o próximo, como o Aydan citou, ou até mesmo para entrar em concordância com as pessoas que vivem ao seu redor.Acho que aos poucos estou aprendendo um pouco mais a fazer o que eu quero,falar o que eu penso, embora eu fale tudo o que penso a qualquer um rs Mas, é isso,realmente violência nunca é a resposta, portanto, pensar e debater sobre isso, é muito importante. Porém, não adianta resolver não ser "violento" apenas porque alguém lhe disse que isso não é o certo.
    PS: ótima sugestão Nathan kkkk
    Beijos Professor

    ResponderExcluir
  9. Danilo-bom professor,entendi seu contexto.li a dica que o senhor deu para o thiago e pesquisei o que é autonomia:"Filosoficamente, o conceito de autonomia confunde-se com o de liberdade, consistindo na qualidade de um indivíduo de tomar suas próprias decisões, com base em sua razão individual".
    então eu parei para pensar e percebi que não estava sendo muito autônomo em relação a minha vida.

    obrigado por me ajudar a refletir.

    ResponderExcluir
  10. Aydan, minha criatividade nesta postagem se limitou a associar e discutir algo que não possui relevância alguma para as pessoas, mas que em algum momento muita gente já viu, pensou e simplesmente achou legal. Isto porque é uma criação que reflete a cultura de massa, ou seja, uma cultura tão rápida quanto uma reportagem de jornal. Como a imagem e a mensagem trata-se de uma falácia, nada quer dizer. Você se enrolou ao querer dar sentido com argumentos ilógicos. Leia novamente o que escrevi na postagem, veja que pedi para falar sobre uma propaganda qualquer e buscar discutir os conceitos estudados. A mensagem não critica nada porque ela tem intenção de enganar o interlocutor, aquele que a recebe. Me parece que você não entendeu os conceitos estudados e se eu estiver certo disto, tens toda liberdade de me questionar e pedir ajuda se for necessário. Esta é minha missão! Orientar você para um caminho sólido e claro.
    Não creio que o ser humano se sinta pressionado a ajudar o próximo, mas se sente útil ao ajudar o próximo. O humano se diferencia dos demais animais pela consciência que possui sobre si, sobre os outros e sua realidade. O humano é hedonista e busca agir com prazer próprio acima de todas as coisas, mas discutiremos mais sobre isto numa próxima oportunidade...

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Felipe... Filosofia é uma coisa que as pessoas não discutem? Como será que a filosofia nos ajuda a pensar e refletir? Bom, ao contrário do que se pensa Filosofia é algo que as pessoas discutem, porém de modo mais amplo. Ex.: quando estamos interessados em alguém o tema relacionamento nos parece mais constante nas rodas de conversa com amigos. Normalmente não nos damos conta que isso ocorre, nem na possibilidade do assunto estar tão vivo; ele simplesmente ocorre. Perceba ainda que cada um tem muitas receitas prontas: “leve ela ao cinema”, “compre flores”, “ajoelha e peça a Deus”, “chega chegando e manda uma real”... . A filosofia te ajuda a refletir por si só, cada caso é um caso, o que você fez uma vez com uma garota pode não dar certo com outra. As referencias te confundem e muitas vezes não deixam claro o que tem de bom em um relacionamento e o que tem de ruim. Ainda você pode conquistar alguém se privando de algumas liberdades e quando você voltar a ser você terá problemas de percurso.... Viu? A filosofia é estranhar o que é natural. É natural o meu modo de agir na presença do professor Gabriel ou fico sem jeito e pareço ser o que não sou? Por que será que isso ocorre se ele é igual a mim?
    Bom, não se apegue a esses detalhes, vamos estudar algumas ferramentas filosóficas e com isso buscar respostas para perguntas que faça parte do mundo!
    Abraços e obrigado por participar

    ResponderExcluir
  12. Nathan, Boa Noite meu caro!
    Vamos filosofar? Será este mundo tão cheio de misérias incapaz de dizer nos locais onde ocorrem os fatos apresentados no programa também tem o seu oposto? Será o Brasil um país do crime e da desordem? Vamos assistir programas de TV, mas não podemos aceitar esta realidade apresentada por ela. Vamos nos revoltar! Vamos aprender e ensinar a fazer diferente... OK?
    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
  13. Querida Nayara,
    não se apegue a questão de violência e resposta, não perca seu tempo. Vamos treinar o que estudamos em sala de aula. Me diga uma situação que você viveu esta semana onde você percebeu uma falácia, um sofisma, autonomia, reflexão, crítica e criatividade. Leia os comentários que eu fiz aos colegas. Vamos trabalhar juntos para melhor nosso contexto social...
    Obrigado por participar deste blog


    Beijos
    SUCESSO

    ResponderExcluir
  14. Danilo, fico feliz que esteja conseguindo por em prática o conhecimento que você está desenvolvendo. Este é meu objetivo e espero que seja o seu também. Devemos viver o que aprendemos e não abandonar como um livro antigo guardado na gaveta...

    Abraços
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  15. Entendi o que o senhor quis dizer como é uma falácia não existe crítica apenas uma propaganda tentando enrolar as pessoas.Eu quis dizer que seguir uma coisa que a sociedade te impõe e não pensar no que você mesmo quer fazer não é seguir autonomia, é ser como popularmente é dito 'maria vai com as outras'.Entendi o quis dizer com criatividade limitada. Enquanto a pergunta eu acho que o senhor não entendeu muito bem não perguntei porque o ser humano se sente atraido a ajudar e sim a agradar ao proximo. Mas uma vez grato pela atenção
    Abraço

    ResponderExcluir