quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Conhecimento empírico e abstrato

O conhecimento depende do caráter coletivo, depende do outro. Ora, "dizer" ao outro o que se sabe é fundamental para a compreensão do meio ambiente e de si próprio. Este "dizer" do homem recria a realidade, à medida que não somente reproduz o que aprende, mas também abstrai, interpreta e humaniza a realidade. Denomina-se empírico o conhecimento obtido pelos órgãos dos sentidos, pela experiência sensível vivenciada. Denomina-se abstrato o conhecimento obtido pela operação mental. Ex.: Veja que o conhecimento de um bebe quando está aprendendo a andar. Ele tem medo, se agarra as coisas, nunca frenquentou a escola ou universidade para saber que precisa de força e equilíbrio para conseguir andar.
Discuta a relação Mito e conhecimento.

10 comentários:

  1. Mito - o mito existiu ou ainda existe porque o ser humano precisa de respostas ,não necessariamente em todos os casos mas para muitas coisas.E para isso atribuíram a deuses as coisas que não conseguiam explicar por si próprios.
    Somente quando começaram a filosofar descobriram que não eram só os Deuses que faziam tudo.
    O mito também constituí uma cultural,porque os antigos faziam festas para esses deuses e heroís nos quais acreditavam.Ex: a cidade de Atenas que foi construída para o homenagear Athena , e os jogos olímpicos para homenagear Zeus.Concluindo as pessoas as vezes agiam como seus deuses lhe ordenavam,chegando até as guerrear se os deuses achassem certo.Conhecimento - as descobrir o que está em volta,desvendar o nosso planeta, descobrir as muitas funções do nosso corpo,e retirar de tudo algo bom ou ruim, é aprender com os atos e os efeitos, conhecer é o ato de saber.

    ResponderExcluir
  2. Mito nada mais é do crenças não provadas, sem um fundamento científico, engreçado na Mitologia grega e romana.
    O mito simplesmente era empregado em tudo o que era inexplicável naquela epoca. Portanto, não se tinha respostas ou provas para explicar os fenômenos naturais como, a chuva, os raios, o mar, até mesmo as catástrofes. Com esse mistério todo, foi difundido uma divisão para os fatos, que foram a divisão de deuses, cada um com seu fundamento.
    Conhecimento é o estudo da razão, dos fatos, ela esta tanto na parte científica quanto na parte religiosa, e histórica ( praticamente a mesma coisa) que até o dia de hoje muitos buscam por provas etc. Esta aí a prova de que a religião, tem uma "rivalidade" com a ciência, pois se tudo estivesse esclarecido, não teria tantas questões em jogo... esse é o estudo da razão ao caminho do conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Mito é o nome dado a uma razão não comprovada. Os índios, por exemplo, acreditavam que os fenômenos – principalmente naturais – eram causados por deuses, e até criaram danças para estes.
    Outro mito popular é o da criação do universo. Apesar de haverem várias teorias para explicar a criação do universo, nenhuma foi realmente comprovada.
    O conhecimento também está ligado ao mito. No caso da criação do universo, as teorias deste mito foram criadas com base em fatos coletados através do conhecimento científico. Ou seja, o conhecimento é, na maioria das vezes, a base para a criação dos mitos.

    ResponderExcluir
  4. Mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.O conhecimento é o ato ou a atividade de conhecer, realizado por meio da razão ou da experiência.

    ResponderExcluir
  5. Aydan meu fiel amigo, muito pertinente seu comentário... OBRIGADO! Embora eu tenha gostado muito; não posso deixar de fazer alguns questionamentos: 1 – as pessoas agiam como seus deuses lhe ordenavam ou os deuses assumiam a forma humana e agiam como as pessoas? Os deuses eram tão humildes para se igualar a um homem? 2 – se as pessoas agiam como seus deuses lhe ordenavam, logo os homens guerreavam porque os deuses queriam? Seria esta a explicação dos homens bombas nos dias atuais? Talvez a respostas destas perguntas sejam umas tanto complexas. Contudo, os homens daquele período poderiam até afirmar se encontrar com os deuses nos templos; principalmente no registro de algum canto em uma epopéia. Esta afirmação nos remete a pensar que este encontro era consigo mesmo, do homem com ele próprio, ao contrário das guerras púnicas ou do peloponeso que os motivos, os objetos, as conseqüências, etc. eram concretos, palpáveis, visíveis, conhecidos e sentidos por todos que viviam naquela região. Não podemos invalidar os fatos e o conhecimento que impulsionaram sua construção, porém, o questionamento do homem e a “troca de figurinhas” moveram o mundo até a realidade que nós vivemos. Logo os deuses eram a consciência que os homens tinham socialmente validado por sua tradição movido pelos anciãos, aqueles que ocuparam a terra primeiro. O conhecimento que se tinha sobre os deuses impulsionava a sociedade e motivava as ações daqueles que creiam nas palavras, leis e vontades dos deuses manifestadas por sacerdotes ou pessoas de alto conhecimento e valor.
    Abraços,
    Até Amanha...

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Camila! Realmente estamos no caminho certo. Podemos entender então, que o mito é uma possível explicação criada para um fato ou fenômeno e que não se pode provar. Ex.: toda loira e/ou "pessoa bonita" é burra. Ela errou porque é loira!
    O conhecimento mítico ele foi na Antiguidade um conhecimento religioso, dogmático, taxativo. O conhecimento religioso é inquestionável, o fiel não deve duvidar do que se fala ou que se crê. Estas verdades são reveladas como leis divinas pela autoridade de quem as revela. Se o conhecimento religioso apoia-se na fé, o conhecimento científico apoia-se na dúvida.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Isto mesmo Wagner! Também podemos dizer que conhecimento é a soma de todos os saberes que o homem adquire através de sua experiência prática, do convívio social, dos ensinamentos dos antigos e de tudo o que possa observar durante sua vida, justamente para viver melhor.
    Abraços
    Vlw pelo coments

    ResponderExcluir
  8. Nayara... legal! Podemos ainda afirmar que conhecimento é o saber que o homem desenvolve acerca de um determinado aspecto da realidade a fim de compreendê-la e explicá-la. É obtido através de raciocínios apurados e experiências rigorosamente controladas.
    Beijos,
    Até +

    ResponderExcluir
  9. E aí, senhor Gabriel, cadê o post sobre a próxima aula? =~~

    ResponderExcluir
  10. muito escelente esse texto , foi um showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww nossa

    ResponderExcluir