domingo, 28 de agosto de 2011

Família e Tradição


Após a leitura deste texto e do capítulo Família do livro "Mundo em descontrole", você acredita que o significado tradicional de família para nós é o mesmo que o de nossos antepassados? Seria a democracia, a bandeira para o excesso de liberdade individual que transforma a natureza humana  e a natureza da sociedade?

Neste mix de cyborgs de oposição, cabe a nós refletir alguns passos que são dados por uma geração mais velha e incuti no pensamento da próxima geração o discernimento aceito para os ideais tradicionais de comunidade.
Como dito não devemos olhar para o passado apenas apontando que o antes era um paraíso e hoje é o apocalipse. Mas no século XX ocorreu um fato primordial para a compreensão do que está acontecendo. A passagem da sociedade de produção para a sociedade do consumo.
Na primeira década do século passado, um importante filósofo francês Jean Paul Sartre impressionou o mundo de seu tempo afirmando que as pessoas precisavam ter um projeto de vida. Para ele, era preciso esboçar um projeto de vida e prossegui-lo ano após ano de forma consciente chegando cada vez mais próximo de seu ideal. Agora, imagine-se seguindo esta teoria. Atualmente nós temos uma imensa dificuldade em nos imaginarmos daqui a um ano, imagine o projeto de uma vida inteira. As sociedades foram individualizadas: a comunidades, a nação, a movimentos políticos. Há a tendência de se redefinir constantemente o significado da vida, o propósito da vida, a felicidade na vida para o que está acontecendo com uma própria pessoa. As questões de identidade têm um papel tremendamente importante hoje, no mundo. Tem-se que criar identidade própria. Não apenas é preciso fazer isso sozinho, do zero, mas de fato a sensação que a sociedade da informação e da inovação, desconstrói e reconstrói os sentidos é de que precisamos passar a vida redefinindo nossa identidade. Os estilos de vida, as formas da vida atraentes e tentadoras mudam tantas vezes na vida que se tentássemos listar as coisas que já saíram de moda a este respeito, que mudaram no decorrer da nossa vida, levaríamos alguns dias para listar todas elas. Ainda assim, provavelmente algo ainda ficaria no esquecimento.
 Então se tantas coisas mudaram, não apenas a passagem do totalitarismo para a democracia, mas muitas outras coisas. Não se pode afirmar qual dessas mudanças é mais duradoura e vai influenciar mais a vida das próximas gerações. Se este é o início de uma nova forma de vida, que vai durar séculos, ou se é um período de transição, de um tipo de ordem social para outro tipo de ordem social. Quando estamos em um processo de transição, fica muito difícil imaginar outro tipo de solução estável, um acordo de convivência humana. Entretanto, há duas coisas que aconteceram e que são irreversíveis:
1.      Um mundo interdependente – uma coisa é que multiplicamos a humanidade em nosso planeta, as conexões, as relações, as interdependências, as comunicações espalhadas em todo mundo. Estamos agora numa situação onde todos nós dependemos uns dos outros. O que acontece na Malásia quer você saibamos ou não, sinta ou não, tem uma tremenda importância nas perspectivas de vida dos jovens no Rio Grande do Sul. E vice versa, estamos todos no mesmo barco. Essa é a primeira vez na história em que o mundo é realmente um único país, em certo sentido.
2.      Dilema ambiental – nossos antepassados decidiram assumir a natureza sob a gestão humana na esperança de que eles fariam com que a natureza absolutamente obedecesse às necessidades humanas e teriam pleno controle do que acontecesse no mundo. Agora que isso acabou, porque no resultado dos nossos próprios sucessos, as nossas respostas para os nossos sucessos, o desenvolvimento da tecnologia moderna, a eficiência, a nossa capacidade de produzir e de consumir cada vez mais; alcançar todos os tipos de recursos naturais do planeta, no resultado de todo esse tremendo sucesso da ciência e do pensamento; chegamos muito perto do que, agora, entendemos ser o limite da suportabilidade do planeta. – e não exatamente por ter alcançando o extremo de nossas ambições.
Portanto, os ideais tradicionais de comunidade além de orientar e direcionar os rumos que a sociedade deve seguir, mesmo que ela seja eclética, ela pertence a quem segue e não a sua origem. A origem da tradição justifica um contexto e no decorrer das transformações sociais deve ser pensado o peso da tradição para a sua reformulação. Segundo Anthony Giddens em séculos passados “Não havia necessidade de tal palavra, precisamente porque tradição e o costume estavam em toda parte. A idéia de tradição é uma criação da modernidade [...] Além disso, as tradições sempre incorporam poder, quer tenham sido construídas de maneira deliberada ou não. Reis, imperadores, sacerdotes e outros, vêm, há muito inventando tradições que lhes convenham e que legitimem seu mando”.
A autonomia do indivíduo e a comunidade autônoma só podem existir juntas. Não dá para ser um indivíduo numa sociedade tirana. Deve haver uma cooperação mútua entre as duas autonomias. George Orwell uma vez disse que “nós temos medo da bota de um soldado prensando um rosto humano”. Desde os fins da ditadura militar (no Brasil) e da chamada Guerra Fria (no mundo), este medo não é mais um grande problema, não existe mais o medo da individualidade ser oprimida pelos choques vindos de cima, com militares ou a polícia secreta de algum governo. Há alguns vestígios disso, mas bastante aliviados por comparação. Entretanto, o perigo para essa autonomia veio do outro lado. Da esfera do privado e do indivíduo.
A maior aproximação contemporânea da Ágora, do lugar onde a democracia foi feita, refeita, continuada, desenvolvida e protegida; a maior aproximação disso são os realities shows na televisão. É onde as massas assistem, participam, telefonam, enviam perguntas, mensagens, etc. Algo semelhante ao que se fazia na antiga Ágora Grega. A diferença é que não se estão discutindo os nossos interesses compartilhados, não se está discutindo o bem estar da sociedade, ninguém está discutindo sobre o que precisa ser feito para abolir e reparar os problemas que todos nós sofremos na sociedade atual. Eles apenas confessam, em última análise, os problemas privados individuais e bastante íntimos.
Erenberg, um sociólogo Francês, afirmou que em sua opinião, a revolução pós moderna iniciou numa noite de quarta feira a noite, num outono de 1980, quando Vivienne, uma mulher comum, na presença de 6 milhões de telespectadores, declarou que nunca teve um orgasmo em todo seu casamento porque seu marido Michel sofria de ejaculação precoce. Por que isso teria iniciado a revolução? Porque repentinamente, na Ágora, as pessoas começam a confessar coisas que eram personificação da privacidade, personificação da intimidade, que você somente contaria se você fosse católico e confessasse a um padre no confessionário ou a alguns amigos de extrema confiança. Mas você não iria à praça pública anunciar para todos. Então, a Ágora não foi conquistada pelos regimes totalitários, mas exatamente pela privacidade, por coisas que eram anteriormente privadas. É como um confessionário. É a personificação da intimidade e da privacidade que você conversa diretamente com Deus. É um segredo absoluto. Ninguém pode saber o que você confessou no confessionário. Porém, nós instalamos câmeras no confessionário.
A condição do indivíduo neste mundo pós-moderno está definida pelo novo modo de interação interpessoal. A rede. O que até aqui discutimos a tradição em seu modo legítimo de comunidade, o laços humanos se reduziram a network. Um viciado do Facebook gaba-se pelo fato de conseguir fazer 500 amigos em um dia. Talvez cada um de nós em toda nossa vida não tenha juntado 500 amigos. Então, provavelmente quando ele diz “amigo” não é a mesma coisa que as pessoas em seu entendimento particular entenda como amigo. Amigo é um laço humano, de fazer parte da comunidade, da vida do próximo. Qual é a diferença entre comunidade e rede? A comunidade precede o outro. Nós nascemos em uma comunidade. Por outro lado temos a rede que ao contrário da comunidade é feita e mantida viva por duas atividades diferentes. Uma é conectar e a outra é desconectar. A atratividade do novo tipo de amizade (em forma de redes de relacionamentos ou network) é a facilidade em desconectar. É fácil conectar, fazer amizades, mas o maior atrativo é a facilidade de desconectar. Imagine que o que você tem não são amigos on line, mas conexões off-line. Conexões verdadeiras (face a face, corpo a corpo, olho no olho) é sempre muito difícil de romper. Temos que arrumar desculpas, que explicar, tem que mentir com freqüência e, mesmo assim, não se sente seguro porque o outro diz que não temos direitos, que somos sujos, etc. É difícil, mas na internet, é tudo tão fácil, com um click “deleta-se o amigo” e pronto. Em vez de 500 amigos tem-se 499, mas isso é apenas temporário, porque em um momento seguinte adicionamos outra pessoa e se tem novamente 500 amigos, e isso acaba com os laços humanos. Os laços humanos são uma mistura de benção e maldição. Benção porque é realmente muito prazeroso ter outra pessoa em quem confiar e fazer algo por ele e/ou por ela. A maldição é porque quando se entra no laço, nós esperamos ficar lá para sempre. Juramos até que a morte nos separe, para sempre. O que isso significa? Tudo isto nos evidencia o tipo de família tradicional que estamos criando para nosso tempo e a repercussão deste modelo para as próximas gerações.

BOA SEMANA!

15 comentários:

  1. Realmente o conceito de família mudou de uns tempos pra cá.Hoje um simples grupo de fãs de alguma banda ou grupo já vista como família
    Ex: família Restart (fãs da banda restart ¬¬ coitados) . Cadê a família de verdade seu pai , sua mãe, seus irmãos e daí por diante.A família de hoje em dia é constituída por laços afetivos,simples laços que ligam uma pessoa a outra. A família de sangue agora segue um pouco esquecida, amizade agora é um termo relativo pois em algumas horas é possível fazer milhares de amigos conhecendo-os ou não.A chave de toda é essa mudança é o tempo a globalização, tudo agora é mais ligado mais conectado ( Malhação mode on).No meio ponto de vista a família futuramente será esquecida e substituída por qualquer relação que se possa ter com muitas pessoas.Fico pensando o que as futuras gerações chamaram de família. Pra mim o nome família só é formado por pai , mãe , tio, tia e etc com laços sanguíneos a mim. E pra vocês o que significa família?
    PS: respondam aí vai , custa nada ninguém nunca responde as minhas perguntas XD

    ResponderExcluir
  2. Pra mim familia significa você ter afeto pela pessoa,concordo com o Aydan no aspecto da "Familia" Restart, eles não tem laços sanguineos, não tem aquele afeto, que toda a familia na minha opinião, tem que ter, se não, eles não seriam uma familia, você ter um ídolo e admirar ele não quer dizer que de um dia para o outro vai se tornar a familia dele, pra mim familia é algo sagrado que eu tenho como prioridade.

    - Luiza Stabelini nº19

    ResponderExcluir
  3. Família é tudo a base de tudo, você ama seus familiares, seus pais, seu irmão.
    Família Restart, isso não existe ¬¬, são apenas fãs que idolatram os cantores e mal sabem quem são, ou nunca falaram com eles direito. Família é tudo, é essencial pra qualquer pessoa.

    Leonardo Paiva nº18

    ResponderExcluir
  4. bom o conceito de família mudou muito de uns tempo para cá. Por que família o base tudo e principalmente desse pessoas que fazem parte dessa família. É como muitos dizem que seu melhor amigo é so sua família que nas horas que você mas precisa e com a familia que você pode contar.

    Thiago Fernando nº 25

    ResponderExcluir
  5. Para mim família é tudo,uma coisa sagrada,onde um tem que respeitar o outro,numa hierarquia dos mais velhos e experientes aos mais novos e menos experientes em relação à vida.A família deve ser valorizada,respeitada e amada,porém hoje em dia não acontece nada disso,e a família acaba sendo desrespeitada,todo dia vemos na televisão e jornais,pai matando filho e ao contrário,isso é um absurdo.Família é essencial na vida de um ser humano,pois é a base de tudo,da educação,do respeito ao próximo,enfim,é a base da vida de uma pessoa e deve ser honrada.

    ResponderExcluir
  6. Na minha vida por exemplo, considero conhecidos como família, pois eles fazem coisas que até uma família não faz. Pra mim, família são meus pais, minha irmã e minha avó. O resto, sei lá, o resto primo tio, tia, tiaavó...é somente sangue. Mas o que o sangue faz por nós? Isso é o que fico pensando...Essas pessoas que citei, claro, eu amo e pra mim é uma coisa sagrada como disse a Luiza. Muitas pessoas confundem isso. Não dão valor;;

    Camila Fernandes n 10

    ResponderExcluir
  7. A família é importante pra sempre ,a família sempre vai te ajudar em qualquer momento quando vc mais precisar ela vai ta lá pra te ajudar,a tradição de famílias é de onde a família veio,mas com o passar do tempo as tradições vão ficando pra trás nem liga mais mas por mim acho que nunca devemos esquecer das nossas tradições pq são elas que falam de onde viemos

    Caio Paiva n°08

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia tudo está diferente, tanto nas coisas ditas como mais "simples" como se vestir, ou em coisas mais "complexas" ou seja, que envolve valores, sentimentos, como no caso da família, da amizade. Hoje percebemos que família passou a ser algo diferente, pois quem as pessoas deveriam de certa forma considerar como familia, consideram como pessoas que moram junto ou como 'ah é só meu pai ou só minha mãe', e ai, essas pessoas saiem pra rua, com os amigos ou conhecidose eles bebem e se divertem uma única noite, e já são os consideram irmãos, da família e ainda dizem 'Nossa te considero mais da minha família, do que meu próprio irmão'. Não que seja errado considerar um amigo da família, até porque eu faço isso, e acho que é normal, pois ao meu entender família é algo que te completa, que te passa segurança. Só acho que as pessoas não deveriam banalizar esse termo, essa posição sentimental, como estão fazendo, pois daqui a pouco até coisas materiais vão virar, diga-se de passagem 'da família'.

    Thayná, nº24

    ResponderExcluir
  9. "Amigo é um laço humano, de fazer parte da comunidade, da vida do próximo."

    Para mim a definição de família é quase a mesma, apenas adicionando o fato de que a pessoa é seu parente e possui "o mesmo sangue" que você. O que eu quero dizer é que eu considero como _família_ quem mora comigo, mas, apesar disso, eu também gosto e tenho como família os meus parentes distantes, contudo, eu não sei o que acontece na vida deles e não influencio/participo muito no dia-a-dia destes.

    Como a Thayná disse, hoje em dia é muito comum ver as pessoas pessoas empregando palavras com significados tão "fortes" em coisas "bobas". Aliás, eu li um post exatamente sobre isso outro dia, no Tumblr:

    "Sabia que no japão existem três maneiras de dizer 'Eu te amo'? Você diz Daisuki para seus amigos e ficantes, diz Aishiteru para um namoro mais sério e Koishiteru para a pessoa com que você quer passar o resto da sua vida. E eles seguem isso à risca. Isso é uma das coisas que eu admiro neles. Eles não banalizaram o 'Eu te amo' como nós fizemos."

    Fonte: http://xmere.tumblr.com/post/8823259420/sabia-que-no-japao-existem-tres-maneiras-de-dizer-eu

    ResponderExcluir
  10. Para mim o significado tradicional da palavra família (Pai,Mãe e filho) é o mesmo, mas o que mudou é o relacionamento.No passado o pai era mais autoritário,a mulher(mãe) era mais submissa e os filhos reprimidos, eles tinham mais medo do que respeito.Hoje a mulher tem mais voz ativa, os filhos com mais liberdade de se expressa.O diálogo existe entre pais e filhos.A família se tornou mais democrática e isso só fortalece a união e o o amor entre eles.

    Caio Santos nº 09

    ResponderExcluir
  11. uma coisa que aprendi e uma familia bem com saudades

    ResponderExcluir
  12. Realmente, as coisas mudaram muito.. acredito que antigamente, as pessoas davam mais importância a família do que hoje em dia, não que hoje não já não tenha mais a mesma importância. Mas, muitos costumes mudaram, e acho que por conta disso, em alguns aspectos deixaram de dar tanta importância a família. Porém, eu acho que a família tem que sempre estar acima de tudo, tanto a família mesmo, de sangue. Quanto os que consideramos da nossa família.


    Nayara Rodrigues nº22

    ResponderExcluir
  13. Antigamente as pessoas davam muito valor a família pois era uma coisa muito falada, por exemplo o sobrenome. Atualmente as pessoas muitas vezes tem vergonha dos seus parentes...o que é muito errado pois quando você cair são seus parentes que vão te ajudar e não os seus "colegas" que você considera sua família.

    Yanca Fernandes nº 27

    ResponderExcluir
  14. Família não se constitui por "amizades" ou pessoas que você admira, família é pai, mãe, tios, irmãos, etc.
    O Aydan disse da Família Restart, eles não são uma família, são aqueles Chocalhos de criança (coloridos e fazem barulho chato :x)

    ResponderExcluir
  15. Família é um palavra forte e que você para pra pensar...Aqueles dias que você mais precisa de ajuda em qualquer assunto a sua família está sempre lá pra de ajudar,quando as pessoas dizem "estou completamente sozinho e etc..." se esquecem que as pessoas mais verdadeiras e que mais te ajudam estão sempre ao seu lado para de ajudar em qualquer hora e sem problemas nenhum.

    Erick Avila - nº13

    ResponderExcluir