terça-feira, 25 de outubro de 2011

Para iniciar nossa discussão, o que você entende por ética? E por moral? O que quer dizer: "TUDO ME É LÍCITO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM"? Escreva um comentário que mostre a ética e a moral inserido neste dizer bíblico.



24 comentários:

  1. Ética é o conjunto de valores e princípios estabelecidos por uma sociedade.Moral é a conduta das pessoas dentro de uma sociedade.
    ¨Tudo me é lícito, mas mem tudo me convém? Quer dizer posso fazer qualquer coisa,mas não devo.
    Ex.Posso mentir mas não devo; posso roubar,mas não devo;posso usar droga,mas não devo....Ter consciência do certo e do errado e por em
    prática(o certo).

    Caio Santos nº 09

    ResponderExcluir
  2. Ética é tudo o que você pode, mas você tem a consciência de que é errado e que não deveria fazer, todos nós deveríamos respeitar inúmeras leis, que a maioria não respeita, ter ética é princípios moral.
    "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" Quer dizer tudo posso mas nada devo.

    Luiza Stabelini nº19

    ResponderExcluir
  3. Ética é como “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”.Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade.
    "TUDO ME É LÍCITO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM"
    quer dizer poder fazer qualquer coisa,mas tem um limite

    Caio Henrique n°07

    ResponderExcluir
  4. Caio Santos, me explique eticamente e moralmente falando, por que não devo usar drogas, mentir ou roubar se eu posso fazer tudo isso?
    kkkkk
    Agora nosso blog começa a ficar mais interessante!
    =)

    ResponderExcluir
  5. Luiza, uma grande cabeça, mas muito confusa também! Nem tudo me convém não quer dizer exatamente que nada devo, mas que tudo tem um limite e que deve ser respeitado. Ética não é tudo o que você quer e pode, mas não deve. A ação de sua descrição é o que chamamos de Antiética. Ex.: você quer ficar com um garoto que está ficando com sua amiga, ele quer ficar contigo; eles não estão namorando, logo você quer e pode, mas não deve, pois ela ficará chateada contigo. Isto é antiético, ok?!?
    kkkk
    Continue participando e tente responder o que é ética e moral
    =)

    ResponderExcluir
  6. Caro Caio Henrique, amo de paixão quando as respostas dos meus colegas são deles mesmos, independente de erros e acertos. Ir buscar respostas em outros blogs sem buscar entender o que está escrevendo é ignorância cognitiva. Será que eu deveria entrar no blog?

    http://oorientando.blogspot.com/2011/03/moral-e-etica.html

    Se você me falar o que você entende disso e quiser me dar exemplos... ficarei honrado
    ABRAÇOS E SE CUIDA RAPAZ ESSA É UMA ATITUDE IMORAL!
    =)

    ResponderExcluir
  7. Pelo o que eu entendi moral pode ser dita como costumes, educação,regras, etc.
    Já a ética é o modo em que o homem deve se comportar na sociedade!
    "TUDO ME É LÍCITO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM"
    Acho que essa frase quer dizer, que eu posso fazer várias coisas, mas muitas coisas eu não devo fazer!

    ResponderExcluir
  8. Professor,entendi que Ética diz respeito aos costumes e aos hábitos de uma pessoa ou sociedade.E moral,pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano e que a partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes.finalizando, a respeito da frase,acho que explica que "tudo me é concedido ou dado permição,mas nem tudo deve ser feito!. até a próxima! :)

    Danilo nº11

    ResponderExcluir
  9. Iai Gabriel,venho através deste comentário apresentar o meu entendimento sobre ética e moral.Ética é um conjunto de conceito pré-determinados pela sociedade assim como o filosofo do vídeo falou a ética não muda , ou seja , ela é imutável.Já a moral são princípios individuais de que cada ser racional que age baseado nos conceitos éticos.Enquanto a afirmação Tudo me é lícito,mas nem tudo me convém.O que eu tenho a dizer é que,tendo eu o livre arbítrio para fazer o que eu quiser, só faço aquilo que me interessa, tudo aquilo que não fere o que eu acho certo e errado (no caso moral e imoral). Limpando o comentário: Eu sendo um ser livre posso fazer o que quero,mas só faço aquilo que não fere os meus ideais.
    PS:Caio Henrique postando no blog, é Gabriel tens razão o blog começa a fazer sentido para alguns
    xP(esse comentário é o primeiro passo do Aydan para a compensação do bimestre passado.)

    ResponderExcluir
  10. Ética é o conjunto de atitudes que definem a moral de uma situação, e moral é algo que é bem aceito pela sociedade.Na nossa sociedade, é imoral casar com duas mulheres.Já na sociedade muçulmana, isso é to talmente moral.Já sobre a frase diz que você pode fazer tudo que quer mais algumas coisas não são certas.

    Leonardo Paiva n°18

    ResponderExcluir
  11. Ética é um conjunto de valores que o ser humano usa á si próprio,para decidir o que ele mesmo quer, devo ou não devo , posso ou não posso.
    Já moral é aquilo que eu penso em fazer , de acordo com a sociedade.

    ResponderExcluir
  12. eu acho que moral é uma das pequenas coisas que as pessoas aprendem com sua edução e a ética uma das uma das principais coisas para ser viver entre a sociedade e ser respeitado.


    thiago fernando nº25

    ResponderExcluir
  13. Guedes, o seu entendimento está correto. Tudo posso, mas nem tudo devo fazer. É o discernimento ético que limita a extensão das atitudes e do senso moral. Na verdade o comportamento do indivíduo na sociedade é norteado pelos COSTUMES, EDUCAÇÃO, REGRAS, ETC.. Tudo o que você escreveu são na verdade "coisas" morais. As pessoas são orientadas sob uma ótica moral. Nós crescemos sob valores morais como: "não coloque o dedo no nariz menino!" ou "nunca mexa no que não é seu!". A ética são os princípios que antecedem a moral, ou seja, os motivos que orientam a ação da moral ou ainda que explicam porque a moral é daquela forma. Se você ler o meu comentário sobre o comentário da Luiza perceberá que no exemplo que usei, a menina que "ficou" com o "ficante" da amiga, não fere a moral, mas a ética; porque não houve uma traição de fato. Entretanto, feriu os princípios éticos da moral, isto é, os motivos que orientavam à moral que indicavam para a menina não "ficar" com o "ficante" da amiga.

    ResponderExcluir
  14. Danilo, as explicações estão certas com ordens trocadas hehehehe
    Sua ética explica a moral e sua explicação de moral explica a ética heheheh
    Quanto a reflexão sobre a frase está certo!
    Até a próxima e se tiver alguma dúvida, estou à disposição!

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  15. Aydan tudo está correto. Ter você de volta é um presente para o bimestre. =)
    Quanto a sua atitude sobre o nosso colega, embora dentro dos padrões morais, você agiu antieticamente hehehehe
    CONTINUE PARTICIPANDO DO BLOG
    =)
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Leonardo Muhammad Ali hehehehe ótimo. Vamos mudar algumas palavras. Atitudes - princípios. Algo - valores.
    Logo, existe algo moralmente positivo na sociedade muçulmana que é um sonho de consumo para os homens da sociedade cristã ocidental heheheheh
    Agora imagina se todas as mulheres de Ali entrarem em TPM juntas? Imagina "bancar" os gostos e paixões de cada mulher...
    Está disposto a encarar?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Felipe, inverta tudo que fica tudo certo hehehe
    Leia os meus comentários-respostas hehehe

    Abraços
    CONTINUE PARTICIPANDO

    ResponderExcluir
  18. Thiago, me parece certo a sua explicação, mas não ficou muito claro. Leia os meus comentários anteriores. Se ainda tiver dúvida estou a disposição...

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  19. Prof° Gabriel,respondendo a sua pergunta: eu posso porque como todo homem sou livre para fazer
    minhas próprias escolhas, mas não devo porque além
    de ser proibido por lei,a educação e os valores que recebi faz com que a minha consciência não permita tal prática.Será que consegui responder a sua pergunta?

    Caio Santos nº09

    ResponderExcluir
  20. Pelo o que eu entendi, ética é um conjunto de regras imposto pela sociedade, já a moral é tudo aquilo que cada ser da sociedade acredita. Ou seja, é ético não ter preconceito contra homossexuais, porém vai da moral de cada julgar isso ''correto'' ou não. Já a frase, ''Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém'' como muitos já comentaram, passa a idéia que por mais que eu seja livre, eu não posso fazer o que eu bem entenda, pois há coisas que a sociedade julga errado. Exemplo, eu posso roubar, porque eu sou livre e posso fazer o que eu quiser. Porém se eu roubar sofrerei as consequencias, pois não é certo, esse ato não é aceito pela sociedade.

    Thayná Lima. nº 24

    ResponderExcluir
  21. acho que ética são regras que a sociedade deve seguir só que vai da moral de cada um seguir. só que se você roubar ou matar você sabe que sofrera as consequências.


    Gabriel Barros de Oliveira nº15

    ResponderExcluir
  22. Ética é um conjunto de regras impostos pela sociedade. Já a moral, vai da sua escolha. A frase "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" Quer dizer que eu posso fazer o que me der vontade (moral) mas nem tudo me convém (ética). Explicando melhor é que eu sei que pichar as ruas é proibido, mais vai da minha moral seguir. É claro que se eu for pego, vou sofrer algumas consequências. Entre outros exemplos.

    Yanca Fernandes nº27

    ResponderExcluir
  23. Ética,somos obrigados a seguir o padrão imposto pela a sociedade o "correto",o moral é o que vem da sua "cabeça"/opinião.
    Então nós sabemos o que não devemos fazer,pois a ética diz o que é certo,já o moral,cabe a você decidir o que vai fazer.

    Erick Avila -nº13

    ResponderExcluir