sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Senso Moral e Consciência Moral

ASSISTA O TRAILER DO FILME: O Retrato de Dorian Gray (2009)

LEIA O TRECHO DO FILME DISPOSTO ABAIXO:
-Que adianta você me dizer que resolveu agora ser bom? -Exclamou Lorde Henry, molhando seus alvos dedos em uma vasilha de cobre vermelho, cheia de água de rosas. -Você já é perfeito. Não mude, por favor.
Dorian Gray meneou a cabeça.
-Não, Harry, durante minha vida, tenho praticado atos terríveis. Não pretendo voltar a isso. Comecei ontem as minhas boas ações.
-Onde estava você ontem?
-No campo, Harry, sozinho em uma pequena estalagem.
-Meu caro amigo - disse Lorde Henry, sorrindo -, todo mundo pode ser bondoso no campo. Lá não há tentações. E esta é justamente a razão pela qual as pessoas que vivem fora da cidade não são absolutamente civilizadas. A civilização não é, de maneira nenhuma, uma coisa fácil de se alcançar. Há apenas duas maneiras de chegar a ela. Uma é a cultura e a outra, a corrupção. Ora, a gente do campo não tem a oportunidade de travar conhecimento com qualquer das duas maneiras; por isso, fica completamente estagnada.
-A cultura e a corrupção -repetiu Dorian Gray, como um eco. -Conheci um pouco de ambas. E agora horrorizo-me ao pensar que as duas possam estar lado a lado. Tenho um novo ideal, Harry. Vou mudar. Creio até que já mudei.
(...)
Não falemos mais nisso e não tente mais persoadir-me de que a primeira boa ação que pratico depois de muitos anos, que o primeiro sacrifício que faço, embora pequeno, seja na verdade uma espécie de pecado. Quero ser melhor do que sou. Hei de ser melhor.

AGORA ASSISTA ESTE TRECHO DO FILME: Filadélfia (1993)
A partir da reflexão de todo este material, responda: Qual o pressuposto do senso moral e da consciência moral explícito nos trechos acima? Explique.

18 comentários:

  1. No primeiro trailer,observamos que a consciência moral de Dorian Gray o faz mudar para que comece a praticar o bem,mas essa decisão é tomada por ele mesmo,ninguém o induz a ser bom,ele se avalia e percebe que já fez muitas maldades e que precisa mudar.No segundo trailer,o senso moral do advogado o faz ajudar o homem que está doente,porque ele é levado por seus sentimentos,e percebe que todo preconceito que tem e exerce são coisas ruins,e sente também que deve ajudar o doente por ser o mais certo a se fazer perante a sociedade.
    Espero ter atingido o objetivo da pergunta,grato pela atenção.
    Aydan

    ResponderExcluir
  2. Pelo que eu entendi o primeiro trailer mostra, o que os outros querem de Dorian, que ele seja perfeito todo o tempo, mas pelas coisas terríveis que ele já fez no passado. Ele teve o senso moral que não querer mais, fazer o mal e querer praticar o bem.
    E o segundo vídeo, pelo o que eu entendi, todos tinham um certo preconceito contra o homem, por ele ter aids.

    Luiza Stabelini nº19

    ResponderExcluir
  3. Eu li em um site(www.supertextos.com/texto/Moral_E_Ética/1254 de Antonio Paiva Rodrigues), que diz que o Senso moral e a Consciencia Moral estão interligados,que quando o Senso Moral falha a Consciência moral se ressente e de pronto que quando fazemos algo de errado vem o sentimento de culpa e a consciência fica atribulada,.É que os dois videos mostram,o arrepedimento das atitudes anteriores.No primeiro Dorian Gray fala dos atos terrívei que praticou,arrependido tenta mudar com boa ações.No segundo a reação preconceituosa do advogado em relação ao homem com Aids,arrependido e diante do sofrimento dele tenta de alguma forma ajuda-lo.

    Caio Santos nº 09

    ResponderExcluir
  4. No primeiro trailer mostra que Dorian é um homem perfeito todo tempo e faz maldades, só que ele teve senso moral e disside mudar sua vida e fazer o bem.
    No segundo trailer mostra um advogado que quer ajudar o homem que esta com aids e que sofre muitos preconceitos e por ser excluído na sociedade.

    Oswaldo Vancini nº29

    ResponderExcluir
  5. Na primeira situação, todos veem Hary como um homem perfeito, sem necessidades de mudanças. Porem, Hary percebeu que tinha algo a ser mudado independente do que os outros acham.
    No segundo, um homem com aids é vitima de um preconceito. Coisa que muito se acontece.
    Pra mim o senso moral e a conciencia moral se trata da etica e a conciencia de que voce também poderia estar sendo vitima de um preconceito e vitima da doença, ou de algum problema.

    Camila Fernandes.

    ResponderExcluir
  6. No primeiro vídeo,mostra que "Dorian" se cansou de "praticar" maldades,e a partir de um momento quer ser bom.Segundo vídeo mostra,que pelo homem ter aids ele acaba sendo "descartado" da sociedade,puro preconceito.
    Pelo que eu entendi o senso moral é o que estabelece cada um dos indivíduos (valores,atos) que ocorre no segundo vídeo.Consciência moral seria uma decisão tomada pela a própria consciência,que aparece no primeiro vídeo a "mudança".

    Erick Avila - nº13

    ResponderExcluir
  7. No Primeiro trailer , Hary é o homem perfeito e ideal , para todas as mulheres e pessoas,mas com o tempo , vê que essa perfeição , acaba se tornando uma maldição para ele mesmo .
    No Segundo , mostra um homem com aids , vitima do preconceito ,mas o advogado deixa de lado o preconceito , e o ajuda,para que ele não seja visto como uma pessoa ruim .

    ResponderExcluir
  8. No primeiro trailer, mostra que Dorian possuia bons modos e sofisticação, ele foi criado assim, mas com o mal que ele praticou no passado, procura ser uma pessoa melhor. No segundo trailer mostra a tristeza e o preconceito dele por ter a doença de Aids. Mas mesmo assim ele segue sua vida em frente. Mas continuo tendo duvidas sobre o que pode ser uma consistência moral

    ResponderExcluir
  9. O primeiro trailer mostra um cara chamado Dorian que é visto como um homem perfeito mas faz maldades com as pessoas e só se importa com ele mesmo,e de acordo com o senso moral ele decide mudar e começar a fazer o bem,mas ele percebe que a perfeiçao que ele ve como um dom na verdade é uma maldiçao.
    O segundo trailer mostra um advogado que quer ajudar um homem que sofre de aids e é afastado da sociedade pois as pessoas tem preconceito contra ele.

    Caio Henrique nº7

    ResponderExcluir
  10. O comentário do Aydan está um pouco fora do objetivo da postagem e o do Caio Santos é o comentário mais firme e seguro. Muito bom! Todos estão de Parabéns! Quanto a Camila o comentário ficou um pouco confuso. Posso deduzir o que você quis dizer, mas não ter certeza. Isso pode não ser bom quando a cobrança for maior...

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. O trailer do é sobre Dorian um homem perfeito da pra se dizer assim,de ser perfeito ele faz maldades e apronto,mas com o tempo ele ve a alma,e com o decorrer ele muda pra fazer o bem as pessoas tento na cabeça o senso moral.
    No segundo filme é o sobre preconceito de um cara de ter ainds as pessoas se afastando dele por uma coisa que nem da pra eles pegarem e com a ajuda do advogado ele luta contra esse preconceito usando a consciência moral pra ver se as pessoas mudam

    Caio Paiva n°08

    ResponderExcluir
  12. O primeiro trailer relata que ele mesmo se tornou o proprio inimigo e oque nao queria ser e o segundo mostra a ignorancia e o preconceito do ser humano

    ResponderExcluir
  13. Caio Croci esqueci de coloca o nome ¬¬

    ResponderExcluir
  14. Pelo o que entendi, o primeiro trailer mostra o Dorian queren praticar o bem e etc, por causa de tudo o que ele ja fez no passado.
    E no segundo mostra o preconceito em cima de um cara só porque ele tem aids, e ele tenta reverter a situação, pois ele está sendo excluido e etc.

    ResponderExcluir
  15. no primeiro vídeo ele pensa que esta na hora de mudar por que ele não quer mais essa vida de pecados e no segundo um homem com aids e seu advogado tentam mudar o senso moral e consciência moral das pessoas.


    Gabriel Barros de Oliveira-nº15

    ResponderExcluir
  16. Primeiro vídeo, mostra a consciência de Dorian pesando, pois ele percebe que ja fez coisas ruins. Então, ele se auto avalia e começa a querer praticar o bem. Ja no segundo video, mostra o preconceito da sociedade, por causa de uma doença. Então, o homem luta para conseguir ser aceito novamente na sociedade.

    Yanca Fernandes nº27

    ResponderExcluir
  17. O primeiro video, mostra que Dorian se arrepende, que está com 'peso' na consciência pelas suas atitudes pessimas, e então, ele resolve mudar suas atitudes, começa a praticar o bem. Já no segundo, mostra a atitude preconceituosa de um advogado, que no primeiro momento, tenta evitar um homem que possui aids, e depois, com o tempo, se arrepende e tenta concertar seus erro, ajudando-o.

    Thayná nº24

    ResponderExcluir
  18. Este filmee é mtoo boom .. isso e um exemplo pra nos seres humanos

    ResponderExcluir