quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Juízo de Fato e Juízo de Valor

NOVELA PARAÍSO TROPICAL
Bebel(Camila Pitanga) e Olavo(Wagner Moura) voltam depois de um tempo separados por causa da armação da prostituta para acabar com o casamento do vilão com Alice(Guilhermina Guinle). Olavo resolve correr atrás da amada após saber por Fred(Paulinho Vilhena) que ela desistiu de entregar seus podres na reunião que o promoveu no Grupo Cavalcanti. O beijo de reconciliação acontece em pleno calçadão, com Bebel pegando no batente!
IDENTIFIQUE NA CENA DA NOVELA, O JUÍZO DE FATO E O JUÍZO DE VALOR. EXPLIQUE O QUE É A NATURALIZAÇÃO DA VIDA MORAL E COMO ELA ACONTECE.


A ÉTICA E O ESPELHO DA CULTURA - JURANDIR FREIRE COSTA



Os indivíduos não cultuam mais nem virtudes públicas, nem privadas.  Por virtudes entendo o que Foucault descreveu como práticas de ascese (Foucault, 1984).  Ou seja, tudo aquilo que os indivíduos podem fazer porque se concebem como moralmente livres para escolher se querem ou não fazer.  A virtude era um suplemento de honra, criado pela disciplina da vontade dos que aspiravam à glória ou à imortalidade.  Porque se imaginavam livres e capazes de exercer influência sobre si e sobre os outros, os indivíduos tentavam ser “excelentes” no que faziam ou na maneira com viviam.  O herói fosse ele corajoso, santo ou sábio, era o modelo do “homem virtuoso”.  Era alguém que se alçava acima das circunstâncias e da estrita necessidade para criar algo novo em matéria de exemplo moral.
Na ideologia do bem-estar, o que conta não é a virtude, é o sucesso.  A distância ética entre os dois é enorme.  O sucesso é indiferente à virtude.  Seu parâmetro é a visibilidade. Donde a simbiose coma publicidade ou o “espaço publicitário”. O  sucesso vive da publicidade e ambos dependem do mercado de objetos.  O sucesso só é sucesso se é notícia, e a notícia só é notícia se é um artigo, um produto vendável.  Na mídia, pessoas, coisas ou eventos recebem o mesmo tratamento.  O espaço publicitário considera irrelevantes as tradicionais divisões entre fatos e valores, público e privado.  O virtuoso e o vicioso; o simulacro e a realidade; o caricato e o autêntico, tudo é nivelado, no noticiário, pela medida do sucesso de vendas.   Não se pede mais ao indivíduo que “excelencie”, pede-se que “apareça”, que “se mantenha em cartaz”.  Não se pede mais que pense em qual é a melhor escolha moral para ele e para outro, pede-se que calcule qual a melhor tática para ser “bem-sucedido”.   A dignidade do sujeito moral perdeu sua função de fundamento da ética.  Só é notícia se, no momento e na circunstância, revelar-se um produto vendável.
Disponível  em: http://jfreirecosta.sites.uol.com.br/artigos/artigos_html/espelhos.html. Acessado em de 10 nov. 2011
Apesar das diferenças culturais, o que todas as culturas consideram que seja virtude?

O que freire quer dizer quando afirma: "A dignidade do sujeito moral perdeu sua função de fundamento da ética."?


ESCREVA UM COMENTÁRIO QUE ENVOLVA TODAS AS QUESTÕES ÉTICAS E MORAIS ESTUDADAS E PROPOSTAS ATÉ O MOMENTO!
BOM TRABALHO =)

19 comentários:

  1. No primeiro vídeo o juízo de fato é que eles se amam e o juízo de valor é eles são orgulhosos demais para admitir.
    Eu acho que as questões éticas vem principalmente da cultura, que depende da base que você tiver, do conhecimento que você obteve ao longo dos anos, isso tudo influencia na ética que mais tarde você terá. Ética também é aquela coisa de você querer mais poder, saber que não é o certo, mas poderia fazer.

    Luiza Stabelini nº19

    ResponderExcluir
  2. -Em relação ao primeiro video,juiz de fato:Bebel é pobre e ganha a vida como prostituta e Olavo é empresário e bem sucedido, diferença sociais.(fato).juiz de valor:o amor que um acaba sentindo pelo outro.Bebel pelo amor, acaba não entregando o seus podres e Olavo acaba assumindo o seus amor na rua diante de todo mundo.(sentimento,ações)Acho que é isso.
    -A Naturalização acontece desde a nossa infância é a soma de todos os valores morais que adquirimos durante a nossa vida.
    -O que todas as culturas consideram o que é virtude? Virtude é o melhor que o homem pode ter de bom dentro de si em relação a conduta e suas ações.
    -Acho que Freire quiz dizer que as pessoas muitas vezes para alcançar seus objetivos como sucesso,poder e dinheiro passam por cima da ética e dos valores morais, aquilo que é o mais importante e que torna o homem ,um homem de bem.

    Caio Santos nº 09

    ResponderExcluir
  3. No primeiro vídeo, o juízo de fato nos mostra Olavo um empresário ambicioso que sempre sonhou ser o presidente da empresa onde trabalha e acaba fazendo de tudo para que isso aconteça o mais rápido possível,e Bebel uma prostituta que sempre se virou como pode para se sustentar.Já o juízo de valor me fez pensar que,Bebel tomada por seus sentimentos resolve não entregar Olavo mesmo sabendo que ele é um bandido.Me pareceu que o juízo de valor pode levar um individuo a rumar para o erro quando o mesmo é tomado por seus sentimentos.A naturalização da vida moral é um conjuntos de valores adquiridos por toda uma vida, que depende das escolhas que cada um toma.A virtude transforma um homem em super-herói mesmo que esse seja desprovido de qualquer superpoder ou habilidade especial, virtude são atos que totalmente morais e éticos e são valorizados pela sociedade.Com a afirmação de Freire me parece que a sociedade não está dando o devido valor para as virtudes de um individuo, então este passa a não se importar em seguir o certo fazendo de tudo para alcançar aquilo que almeja.

    ResponderExcluir
  4. No primeiro vídeo mostra um contraste de vida entre Bebel e Olavo,o juízo de fato mostra que o Olavo se acha superior a Bebel pelo fato de ser um grande empresario e ela ganhar a vida com vendendo seu corpo.E no caso Bebel esta cansada da vida que leva e vê em Olavo um modo de fugir dessa vida e não imagina que iria se apaixonar por Olavo. Mais Olavo usa ela a adis que ama mas só usa ela com seu brinquedinho sexual .

    nome : Thiago fenando nº 25

    ResponderExcluir
  5. No primeiro video acontece o que passa por um personagem ambicioso, onde o juizo moral não consta em suas atitudes, pois a ganancia fala mais alto. Nos outros videos aparece diversas situações pela qual cultura, preferencia, etica, faz a moral da historia. Na preferencia sexual por exemplo, e tambem aquela do menino no mercado, onde ele começa a fazer birra por querer algo que seu "pai" não deixa e o garoto começa a chamar a atenção, e todos olham para o pai com uma cara de "o senhor não deu educação para o seu filho?" E a etica começa a expor perante as atitudes e reação dos outros. Na maioria dos casos os pais dão o que os filhos querem por culpa da etica (costumes morais)

    Camila Fernandes.

    ResponderExcluir
  6. "Me joga na cama, me chama de piscininha". Bebel <3. OIUEIOUEOUIEIOUEIOUEIOEIOU
    Enfim... Eu entendo que juízo de valor é o que cada um toma para si mesmo como verdade. É o que cada individuo tem como o que é certo com base apenas e exclusivamente em seu pensamento, mesmo que leve em conta terceiros.
    Já o juízo de fato é o que um grupo de pessoas, uma sociedade, impõe como certo e errado. Esse vídeo é um exemplo claro de juízo de fato: http://www.youtube.com/watch?v=kAAdXrdXSpM&feature=player_embedded. Esse juízo é justamente de "fato" porque é algo tido como "verdade universal" (não nesse tamanho, isso é só um exemplo, vide aspas).

    ResponderExcluir
  7. Eu entendo que juízo de valor é uma correção ou incorreção de algo que se baseia em um ponto de vista pessoal, já o juízo de fato fala sobre o que está acontecendo no momento, como em uma sociedade.

    Oswaldo Vancini nº29

    ResponderExcluir
  8. Dois juízos que se diferenciam e por isso causam polêmicas.O juízo de fato representa a sensação de algo que está a nosso alcance(as coisas se mostram assim como foram feitas) nem existe variáveis para elas, e dá uma explicação gratuita de como são (Constituição, formação, qualidade),sem meio termo. Já o Juízo de Valor é mais intelectualizado, atingem e avaliam as nossas coisas,ações,acontecimentos, sentimentos, intenções e decisões.
    Bom, ao longo do entendimento reparei que a cada passo na vida que damos, tanto para frente quanto para trás, estes dão-se ao luxo de entrar em conflito, nos dando impressões contraditória de rumo tomaram nossas vidas e se vamos prosseguir sem medo ou recuar e não experimentarmos novas sensações.É, não sei se me perdi um pouco na hora da explicação mas foi o que entendi!gostaria que o senhor comentasse minha postagem e se preciso me corrigi-se! peço desculpas pelo atraso da postagem.No caso não estou podendo usufruir muito do computador.kkkk!Obrigado!

    Danilo G./ nº11/ 1º-ano E.M

    ResponderExcluir
  9. Juízo de fato é aquele que diz como as coisas são ou por que são . Exemplo : '' Estamos andando '' é um acontecimento dito por nós .
    Já Juízo de valor é aquele que avaliam as pessoas,coisas , acontecimentos etc ...

    ResponderExcluir
  10. Luiza - Muito obrigado pelo comentário!
    Caio Santos - Ótima análise, porém suas ideias estão muito bagunçadas, confusas.
    Aydan - Estamos voltando ao início da saga. Adorei sua análise que respondeu com
    propriedade onde eu queria chegar. Continue assim que estará seguindo o caminho
    mais firme e seguro...
    Thiago - sua percepção das coisas é muito superficial. Procure ler mais e escrever mais
    sobre o que você vê. Tente enchergar além do senso comum. Eu posso te ajudar na sua
    caminhada, você tem muitos sonhos e vontades, no entanto, falta ação, falta querer.
    Obs.: querer e vontade pode não ser a mesma coisa :P
    Camila - me parece que você entendeu o recado, mas não ficou claro a sua mensagem.
    Creio que por pura preguiça. Cuidado, por preguiça muita gente perde grandes oportunidades...
    Wagner - fico contente que tenha voltado a comentar o nosso blog. Obrigado pela
    colaboração, mas antes de aderir ao movimento cabe estudá-lo antes. É muito estranho
    a globo se envolver em um projeto político desta proporção...
    Oswaldo - o que você quis dizer com correção ou incorreção?
    Danilo - Na verdade o juízo de fato é a percepção do fato tal como ele é. Por exemplo:
    No trecho da novela temos uma mulher se humilhando para um homem.
    No comercial da Renault a mulher faz qualquer coisa para adquirir um carro.
    No comercial da camisinha, a criança inferniza a vida do pai. No caso o papel higiênico a velhinha confunde o coelho com o papel higiênico. Freire diz que o juízo de fato sofre alterações no seu entendimento quando é mobilizado por uma ideologia. Isto é, o juízo de valor sobre o fato ocorrido pode sofrer distorções. Entenda, nenhum dos vídeos mostra uma situação confortável ou apreciada pelo indivíduo, mas passa a ser vista com bons olhos
    quando aceito pela massa, pelo coletivo, pelo povo. Logo o juízo de valor não é uma
    coisa intelectualizada, mas é a explicação individual na tomada de uma decisão ou
    aceitação ou rejeição de um fato. Danilo, não se complique querendo me agradar. Tente
    apenas questionar o óbvio.
    Filipe - está certo.

    ResponderExcluir
  11. Pelo o que eu entendi no primeiro vídeo Olavo, é um empresário bem sucedido e etc, e a Bebel é uma prostituta, mais Olavo não admite que gosta dela pois há uma grande diferença entre a classe social dos dois.

    Juízo de fato: eles se amam e etc.
    Juízo de valor: nao admitem por causa da diferença do money que os dois possuem! (:

    ResponderExcluir
  12. não sei se esta certo mais acho que juízo do fato é aquele que a maioria dita estar correto. e juízo de valor é oque depende de cada pessoa e de sua criação.


    Gabriel Barros de Oliveira- nº 15

    ResponderExcluir
  13. Acho que no primeiro video,se a gente for analisar, tem uma mitura de juizo de fato com juizo de valor. O juizo de fato, mostra a realidade, ou seja, uma prostituta, com uma condição de vida não muito boa, se relaciona com um empresário rico, e os dois acabam se apaixonando...Já o 'juizo de valor', vemos duas pessoas que se amam, e que independente de todas as diferenças querem ficar juntas.No comentário do Freire, eu entendi que virtude é tudo aquilo que parece de mais correto, ou seja uma junção de valores éticos e morais, que cada vez mais estão sendo deixados de lado pela sociedade.

    Thayná Lima º24

    ResponderExcluir
  14. Juizo de valor avaliam as coisas como são. Exemplo: acontecimentos, pessoas, ações, entre outras coisas. Já juizo de fato, é basicamente a confirmação da realidade. Por exemplo: "Está chovendo" é um juizo de fato, porque eu basicamente estou afirmando uma coisa que está obvia.

    Yanca Fernandes nº27

    ResponderExcluir
  15. Pelo que entendi vendo o primeiro vídeo,a Bebel era prostituta e não queria entregar o Olavo pois o sentimento do amor foi mais forte e ela não entregou mesmo sabendo que ele era um cara mau,isso é um exemplo do juízo de valor.Pelo que entendi do juízo de fato,é uma coisa que acontece na sociedade que esta certa

    Caio Henrique nº7

    ResponderExcluir
  16. pelo que vi e pesquisei o juizo de fato e aquele que voce da para algo que esta acontecendo e o juizo de valor e por exemplo "O sol brilha perfeitamente"
    professor nao sei se isto esta certo se nao estiver quero uma explicaçao mais completa na sala =D


    Caio Croci

    ResponderExcluir
  17. No primeiro vídeo Bebel utiliza o juízo de valor ela põe a sua opinião ao ver o problema,misturado com o amor.Já no juízo de valor isso não pode ocorrer o juízo de valor ocorre o que realmente é "certo" ou o que realmente ocorre.

    Erick Avila -nº13

    ResponderExcluir
  18. Baah, que confusão, nao entendi nada, cada um complica mais as minhas ideias, entendi sobre o juizo de fato, é uma afirmação de algum acontecimento. Mas e O Juizo de valor em relação ao amor?

    Graziela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Juízo de Valor é a base para a tomada de decisão diante de um fato. No caso do vídeo Bebel e Olavo se amam, mas as condições desse amor contraria os valores éticos e morais da sociedade daquele momento. O Juízo de Valor sobre o amor na situação exposta consiste nos motivos da personagem (Bebel) tem para não revelar o fato para o grupo social qual Olavo pertence. Isto é, o amor neste caso entende que o orgulho e a posição social são tão importantes e não devem ser ignorados em prol de um sentimento individual. O coletivo maior que o privado! Baah

      Excluir