segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conclusão do Bimestre

Assista os vídeos abaixo


Seguindo a perspectiva de tudo o que aprendemos e discutimos sobre ética, moral, juízos e violência; como você avalia uma desavença entre torcedores num estádio de futebol? SINTETIZE O QUE VOCÊ APRENDEU NESTE BIMESTRE EM FILOSOFIA...

18 comentários:

  1. Concordo que realmente tem algumas torcidas organizadas que vão na paz para os estádios, ver o futebol. Mas ao mesmo tempo tem outras que querem se aparecer e se mostrar mais fanáticos que a torcida adversária, jogam pedras, provocam, tudo isso envolve a ética, porque um torcedor que tem ética e consciência não vai ligar para a provocação dos outros, e a ética também depende da educação que você tem em casa, se de repente seu pai ela você para o estádio e fica xingando tudo e todos, você vai começar a pegar influência e fazer o mesmo.

    Luiza Stabelini nº19

    ResponderExcluir
  2. A tem torcidas que sabem se controla tipo aguenta xingamentos,pedradas e tem outras que vão revidão,os torcedores perdem a noção da ética quando começa o jogo porque querem que o time deles ganhem e com isso eles não aguentam o time adversário xingando o time deles.O tratamento que o batalhão de choque da pra cada torcida organizada é como essa torcida reaje aos xingamentos e ao chegar no campo.

    Caio Paiva Lucena n°08

    ResponderExcluir
  3. Tem algumas torcidas organizadas que vão na paz para os estádios,mas tem torcedores que vão para ´praticar xingamentos,da pedradas. Que tem consciência não vai ligar para a provocação dos outros. ética não vai dar importância pra esse atos.


    thiago fernando n º25

    ResponderExcluir
  4. As torcidas organizadas deviam começar a ter mais ética, parar de brigar no jogo, pois o importante pra eles é que o time ganhe, e se eles brigam, consequentemente vai prejudicar o desempenho do seu time ou vai preocupar os jogadores. Sem contar que eles podem até ferir alguém que nao tem nada a ver com isso, como as mulheres e crianças que foram com seus maridos/pais apenas para se divertir e as torcidas, passando para atacar as outras, podem ferir. Eu já estive num jogo do Santos x Corinthians, e os Corinthianos quando perceberam que seu time estava perdendo foram atacar a torcida do Santos, que fica do outro lado do estádio, e por isso tiveram que passar pela torcida que é ética e sabe que não é necessário ficar brigando por isso, e acabaram machucando muitas pessoas passando pisando em todos e arrancando as cadeiras. Isso é uma falta de ética e juizo de valor.

    Ana Carolina A. Cunha - nº 31

    ResponderExcluir
  5. Muitos jornais já relataram verdadeiras batalhas entre torcidas organizadas.O fanatismo de alguns torcedores o cega,e o leva a violência.As vezes os próprios jogadores influenciam essas brigas , com uma discussão ou ofensa com o adversário.Mas não se pode esquecer daquele torcedor que só vai ao jogo para assistir seu time jogar e que não fere ética e nem moralmente ninguém , e é prejudicado pelo maus torcedores.Futebol é alegria,não pode ser usado como motivo para uma guerra, se as pessoas querem dividir a paixão pelo time criando uma torcida organizada tudo bem é uma coisa boa, mas criar um exercito de intolerância,cada um tem a consciência o guiando para fazer o que acha que é certo,só os cabe julgar o que é certo e errado.

    Esse ano fui muito produtivo,o senhor nos fez desenvolver reflexões sobre temas que talvez nunca tenhamos dado atenção, eu me lembro que no primeiro dia de aula o senhor disse que compararíamos todos os pensamentos do ano e nos surpreenderíamos com nossa evolução, realmente nós fizemos um bom trabalho.Esse ano foi realmente auspicioso,muito obrigado pelos ensinamentos e me desculpe se de algum modo eu o decepcionei. Grato pela atenção Aydan.

    ResponderExcluir
  6. penso que nada mais é que nervos a flor da pela alguns torcedores podem não possuir ética mai penso que a maioria deve possuir só que na emoção a maioria esquece oque é isso e os que possuem ética tanbem possuem juízo o bastante para não esquecer que é apenas uma diversão

    Gabriel Barros de Oliveira- nº 15

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente,não consigo entender o que leva uma pessoa/uma torcida a fazer qualquer tipo de agressão por um resultado de um jogo que ninguém pode mudar ou até mesmo por provocações.Do que adianta ser um dos assuntos mais debatidos se ninguém toma providência nenhuma?...Todos nós sabemos que isso ocorre pela a falta de ética dos torcedores e pela falta de profissionalismo de alguns jogadores que acabam entrando nesse meio de discórdias.
    Esse tema deveria ter uma solução,pra resolver esses problemas que na verdade nem deveriam existir,afinal um partida de futebol seria para ser alegre,pois é só uma atração para divertimento.

    Erick Avila - nº13

    ResponderExcluir
  8. Ética quase todos os torcedores possuem, só que se um chingar o torcedor advesário, todos os torcedores adversários vão ficar irritados e as vezes acontece um quebra pau '-'.
    Isso é ridiculo pois eles estão ali pra ver Futebol e nao UFC ...

    ResponderExcluir
  9. As torcidas organizadas estão frequentem ente envolvidas em atos de violência. Assim, se torna com um pensar que elas são violentas por sua própria natureza, mas existem exceções. Algumas que são relativamente pacíficas, outras que são antiviolência no campo, tal violência, geralmente, é praticada e incentivada no interior de tais torcidas. A explicação deste fenômeno reside na base social das torcidas organizadas, bem como na mentalidade que se reproduz no seu interior.

    Oswaldo Vancini nº29

    ResponderExcluir
  10. O que era para ser uma coisa divertida, acaba se tornando algo cansativo. Eu até concordo, adversários ficam xingando uns aos outros, causa uma certa raiva, dos dois lados. E então acaba acontecendo o que a gente vê no jornal. O problema é que depois de tantas brigas, ninguém achou uma solução pra isso? O que era para ser uma coisa divertida, uma distração acaba trazendo problemas, pessoa machucadas, muitas vezes eles destroem até as ruas. E o que as ruas tem haver com isso? Nada. Ou seja, está faltando punição, porque e tivessem medidas boas, pode ter certeza que isso não aconteceria.

    Yanca Fernandes nº27

    ResponderExcluir
  11. Uma torcida organizada é realmente muito importante para o desempenho do time, mas eles também devem saber seus limites, mesmo passando por situações difíceis, porque a partir do momento que essa torcida começa o conflito (mesmo que seja para proteger o nome do time ou coisa assim) acaba perdendo toda a moral e acaba envolvendo várias pessoas inocentes em um momento que para outras deveria ser apenas uma partida de futebol.

    ResponderExcluir
  12. Como o Oswaldo disse, as torcidas organizadas já estão marcadas como 'violentas', então, sempre quando uma pessoa se apresenta e declara que é de uma torcida organizada, já acontece aquele julgamento de que 'Ah, a pessoa não presta' ou 'Ah fulaninho é mó barraqueiro' e coisas do tipo. Acho, que todos os torcedores tem ética sim, porém a moral deles impedem que eles reciocinem do lado adversário. Por mais que eles saibam que é errado machucar as pessoas, e destruir patrimonios públicos, quando se trata de um jogo, com um time adversário, eles ''perdem a moral'' e agem sem pensar, atacando tudo e todos que os contrariam.

    Thayná Lima. nº24

    ResponderExcluir
  13. As torcidas organizadas são uma coisa importante tanto para os jogadores que estão sendo motivados e também para mostrar como a torcida desse time tem um amor por ele,mas sempre acaba em violência quando o torcedor de um time quer mostrar que o time dele é melhor e tem mais moral,se eles acabarem brigando a moral deles cai por água abaixo e isso acaba prejudicando também os jogadores e as pessoas inocentes,mas essas pessoas que não brigam pelo time estão mais certas,pois não é preciso ser violente pra mostrar que você gosta mesmo de uma coisa.Então as torcedores deveriam se concentrar mais no jogo e ver o time dele jogar que é o que ele foi fazer ali e não para brigar.

    Caio Henrique nº7

    ResponderExcluir
  14. torcida organizada e uma questao de ponto de vista umas sao muito pacificas e sabem se comportar dependendo do resultado para que torcem e outras nao aguentam a derrota e tentam provocar os outros torcedores



    Caio Croci

    ResponderExcluir
  15. As Torcidas de hoje estão cada vez mais violentas , a cada dia que passa os torcedores , por ver o time perder , também perdem a cabeça , e acabam fazendo um grande estrago . Mas ainda existe aquelas torcidas que vão lá para ver o que realmente importa , o futebol de verdade , gritando,torcendo , e esse é o espirito do futebol.

    ResponderExcluir
  16. Os temas abordados neste bimestre,nos fez refletir e entender um pouco mais sobre os assuntos que envolve a ética em geral . Assuntos que estão relacionado no nosso dia á dia e que nos faz parar ,pensar e refletir um pouco mais.Muito bom!
    As desavenças nas torcidas organizadas isso sempre existiu,mas nos últimos anos a coisa vem piorando.Na televisão e jornais mostram torcedores se ferindo gravemente até morrendo no confronto entre torcidas,isso tem a ver com a falta de respeito, intolerância e principalmente com a impunidade que acaba gerando o aumento da violência.È claro que não podemos generalizar porque há torcedores que vão ao estádio para dar força ao seu time,outros que torcem mas acabam brigando por não agüentar provocações, mas tem certo grupos que dizem ser torcedores mas seu principal objetivo é brigar ,agredir qualquer um que vista a camisa de outro time,são verdadeiros vândalos,muitas vezes criminosos.A lei precisa ser mais dura com as torcida que se envolvem em briga dentro ou fora do estádio.

    Caio Santos nº 09

    ResponderExcluir
  17. Muitos jornais já relataram verdadeiras batalhas entre torcidas organizadas.O fanatismo de alguns torcedores o cega,e o leva a violência.As vezes os próprios jogadores influenciam essas brigas , com uma discussão ou ofensa com o adversário.Mas não se pode esquecer daquele torcedor que só vai ao jogo para assistir seu time jogar e que não fere ética e nem moralmente ninguém , e é prejudicado pelo maus torcedores.Futebol é alegria,não pode ser usado como motivo para uma guerra, se as pessoas querem dividir a paixão pelo time criando uma torcida organizada tudo bem é uma coisa boa, mas criar um exercito de intolerância,cada um tem a consciência o guiando para fazer o que acha que é certo,só os cabe julgar o que é certo e errado.

    Esse ano fui muito produtivo,o senhor nos fez desenvolver reflexões sobre temas que talvez nunca tenhamos dado atenção, eu me lembro que no primeiro dia de aula o senhor disse que compararíamos todos os pensamentos do ano e nos surpreenderíamos com nossa evolução, realmente nós fizemos um bom trabalho.Esse ano foi realmente auspicioso,muito obrigado pelos ensinamentos e me desculpe se de algum modo eu o decepcionei. Grato pela atenção Thiago Fernando.

    ResponderExcluir
  18. GERAL VAI PRA QUEBRAR MANO É ISSO AE E FODASE VAMO MATA TUDO MEMO PORRA !
    By Tróu faice

    ResponderExcluir