quarta-feira, 2 de março de 2011

A Salvação pela Matemática

Pitágoras de Samos (571 - 531 a.C.) se tornou figura legendária. Realizou uma modificação fundamental na religiosidade órfica (o orfismo era o culto a Dionísio, isto é, uma religião essencialmente esotérica; os órficos acreditavam na imortalidade da alma e na transmigração da alma através de vários corpos, a fim de efetivar sua purificação, mas para completar o ciclo das reencarnações, o homem necessitava da ajuda de Dionísio deus libertador), em Pitágoras - o sentido de salvação não devia ser baseado na fé em Dionísio, mas sim na matemática.
Pitágoras criou um sistema global de doutrinas, cuja finalidade era a de descobrir a harmonia que preside à constituição do cosmo e traçar as regras da vida individual e do governo das cidades. Assim, o pitagorismo pressupunha uma identidade fundamental, de natureza divina, entre todos os seres; o processo de libertação da alma num esforço inteiramente subjetivo e puramente humano. "Quanto mais próximo do conhecimento nos encontramos mais ligados a deus" A purificação resultaria do trabalho intelectual que descobre a estrutura numérica das coisas e torna a alma semelhante ao cosmo, em harmonia, proporção e beleza. O ímpar seria a própria manifestação básica da identidade. Os pitagóricos, então, concebem todo o universo como um campo em que se contrapõem o Mesmo e o Outro. Segundo Friedrich Nietzsche, a ideia fundamental de Pitágoras é "a matéria, que é representada inteiramente destituída de qualidade, somente por relações numéricas adquire tal ou tal qualidade determinada." Ainda, segundo a cosmologia pitagórica, o intervalo dos sons, e estes sendo dependentes de movimentos, são resultantes da respiração do universo, que vivo, inalaria o ar infinito (pneuma ápeiron) em que estaria imerso. Tal é a resposta dada ao problema de Anaximandro: o vir-a-ser é um cálculo. Ou seja, as coisas imitam os números (mímesis) num sentido perfeitamente realista: as coisas manifestariam externamente a estrutura numérica que lhes é inerente.
______________________________________________

  • Caracterize, em poucas palavras, a questão do conhecimento de acordo com os filósofos gregos já estudados, considerando uma linha de continuidade entre o pensamento destes filósofos.

13 comentários:

  1. Professor !

    não entendi muito bem sobre o assunto tentei refletir mas não consegui.
    Gostaria que o senhor comentasse sobre ele na aula e eu prometo que posto um comentário
    melhor!

    ResponderExcluir
  2. Os filósofos buscavam sempre quebrar a idéia de que os Deus faziam tudo.Pitágoras quis buscar a explicação através do conhecimento, com a frase "Quanto mais próximo do conhecimento nos encontramos mais ligados a deus", ele quer dizer que quanto mais sabedoria o homem tem , mais divino ele é, se distanciando da idéia de que os gregos teriam que ter fé em Dionísio para se libertarem.Esses filósofos da natureza, tal como Pitágoras, buscavam na natureza a origem de tudo.E como diz o texto está na filosofia de Pitágoras a resposta de Anaximandro,ou seja , um estuda o outro para melhor compreender o universo.Esses filósofos também se utilizam da cosmologia para explicar suas teses.Pitágoras se diferencia dos outros filósofos já estudados porque busca seus fundamentos nos números,todos os outros tinham esse conceito de que a sabedoria é a evolução do homem ,mas pitágoras explica isso através dos números.Concluindo,está aí mais uma explicação para nossa razão de ser, quem acredita em Pitágoras?

    ResponderExcluir
  3. Para os Filósofos, que eles querem mesmo é descobrir a verdade de tudo e o porque das coisas,eu concordo com o pensamentos nós humanos temos que ter conhecimento de tudo que temos.

    Caio Paiva

    ResponderExcluir
  4. os filosofos querem saber mais da vida e ser profundo
    sandra te amo

    ResponderExcluir
  5. Danilo- Bom depois de sua explicação eu entendi.
    Apesar desses impasses e em grande parte por causa deles,o pensamento pitagórico evoluiu e expandiu-se,influenciando praticamente todo o desenvolvimento da ciência e da filosofia gregas.ja Anaximandro acreditava que o princípio de tudo são coisas chamadas apéiron e arché, que apéiron é algo que não tenha vida, e arché que tenha vida, tanto no sentido quantitativo (externa e espacialmente), quanto no sentido qualitativo (internamente). Esse a-peiron é algo insurgido (não surgiu nunca, embora exista) e imortal.O discípulo dele foi anaximenes acreditava e confiava inteiramente na física.


    Obrigado pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  6. Os órficos acreditavam na imortalidade da alma,Pitágoras criou um sistema global de doutrinas, cuja finalidade era a de descobrir a harmonia que preside traçar as regras da vida individual. Os pitagóricos, então, concebem todo o universo como um campo.

    Nome: Leonardo Paiva =D

    ResponderExcluir
  7. Os filósofos buscavam saber sobre a origem de tudo,mas não mais pela natureza e agora,sim,pela matemática.Com a idéia de que "quanto mais próximo do conhecimento,nos encontramos mais ligados à Deus",e que o "vir-a-ser é um cálculo".

    ResponderExcluir
  8. professor entrei dia 16/03/11 enão tem nada novo

    ás 22:22


    Danilo

    ResponderExcluir
  9. Aydan, o seu comentário é muito interessante. Quem acredita em Pitágoras? Os maiores gênios como Copérnico, Da Vinci, Einstein e muitos outros acreditaram em ideias pelo menos semelhantes às de Pitágoras... Outra coisa interessante é a mímeses, as coisas imitam os números... As coisas são uma perfeita cópia numérica? Os números já existiam muito antes de sua descoberta? Ou são apenas criações humanas gerais abstratas para indicar um valor real ou imaginário de alguma coisa? Parece doidera, mas a psicanálise atual diz que mesmo os animais ditos irracionais tem noção / consciência numérica. De fato, independente de crença ou do tipo de resposta que encontremos para nossas dúvidas, os pitagóricos iniciaram o processo do conhecimento que hoje vivenciamos como a plena "Revolução da Tecnologia e do Conhecimento".

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. ae professor eu entrei no blog dia 19 de março e nao vi nada de novo ass dhiego ramos

    ResponderExcluir
  11. professor quer dizer intao que pra pitagoras os numeros explicavam tudo ?

    andre luiz

    ResponderExcluir
  12. Como muitos filosofos acreditavam no mundo "natural", Pitagoras constituia uma ideia um pouco diferente alem da lei da vida. Para ele, as coisas teriam respostas pela matematica,os numeros pares e impares tinham um porque e que uma parte do mundo era dominado pela matematica de certa forma.
    Basicamente, até os fenomenos naturais para Pitagoras, tinha uma razão de calcular o tamanho a distancia, e foi aí que começou a parte de geometria. Tantas descobertas feitas por Pitagoras, não é pra menos que foi um dos principais filosofos.

    ResponderExcluir
  13. Exatamente André! Para Pitágoras e seus seguidores a matemática explica tudo!

    ResponderExcluir