segunda-feira, 28 de março de 2011

Crítica da Razão Tupiniquim - parte 1

Vamos fazer uma mini discussão sobre o texto proposto para ser resenhado?!

10 comentários:

  1. Pelo o que eu li do livro,ele dá a entender que o povo brasileiro gosta de fazer piada de tudo até mesmo de seus problemas sociais.Nesse quadrinho apresentado a cima,um apresentador é comparado a dois grandes filósofos.

    ResponderExcluir
  2. Sim,o povo brasileiro faz piada de tudo,porém como dizem numa frase "Quando você vê alguém cair no buraco é comédia quando você cai é uma trágédia."No caso dos brasileiros ainda não caimos no buraco só estamos vendo os outros cairem...
    No quadrinho acima mostram os filósofos mais reconhecidos e o de hoje em dia que na minha opnião seria uma linha do tempo.

    Erick Avila n°13

    ResponderExcluir
  3. O quadrinho faz uma comparação dos filosofos renomados com o Pedro Bial, que em suas aparições sempre expressa sua opinião em cima de textos de outros filosofos.

    Yanca Fernandes Rodrigues nº 27

    ResponderExcluir
  4. No quadro a presença de Pedro Bial foi incluida porque sempre apresenta em seu programa uma filosofia, entrando na parte intelectual e politica. E aí esta Karl Marx um dos principais filosofos do ramo. E F. Nietzsche um dos autores mais controversos na história da filosofia moderna.

    ResponderExcluir
  5. Filosofos se passam por tempo quero dizer que tal século tem seus filosofo no ségulo atual que estamos Pedro Bial é um dos filosofos.

    ResponderExcluir
  6. Vendo do ponto critico da Razão do Tupiniquin me deu a intender desse quadrinho que nós brasileiros não temos originalidade nem personalidade na nossa filosofia.


    André Luiz

    ResponderExcluir
  7. O quadro acima mostra o Pedro Bial, que sempre fala uma certa filosofia no programa que apresenta. E isso relacionado com o livro da Critica da Razão Tupiniquim, dá a entender que os brasileiros não tem uma filosofia própria, ou seja, nos adaptamos a filosofia de outros pensadores e ''trazemos'' para nós.

    Thayná Lima. nº24

    ResponderExcluir
  8. (professor) Gostaria de lhe pedir desculpas mas eu não poderei ir na quinta feira.Pois estou com uma conjuntivite e ficarei a semana toda em casa.Só gostaria de saber se o senhor me deixaria fazer a prova na próxima quinta!
    fique tranqüilo já mandei o atestado para a escola.

    Obrigado!.

    Quanto ao quadrinho: pensei um pouco e me veio a cabeça uma viagem que fiz retratando um pouca sobre até o que o André disse. Fui para a Bahia e lá percebi a falta de complacência e de amor por si próprio.E convenhamos que não tem nada de igual no pedro Bial com os outros dois grandes filósofos!

    Danilo nº11 E.m. 1ºAno

    ResponderExcluir
  9. Mais-o filósofo Roberto Gomes ataca ostensivamente a falta de personalidade e originalidade da Filosofia brasileira, que se mantêm ao longo dos tempos atrelada a modelos de seriedade estrangeiros, fato que reflete não mais que a dependência cultural que há muito nos acompanha e nos coloca diante daquele complexo de vira-lata do brasileiro.

    Danilo parte(2)

    ResponderExcluir
  10. o quadrinho mostra a evolução dos filósofos até os dias atuais. Chego a conclusão de que o Brasil não tem capacidade para inventar algo novo, sempre pegando ideias ou inovando oque já existe.

    Luiza Stabelini nº19

    ResponderExcluir