quarta-feira, 18 de maio de 2011

A preocupação com o conhecimento

Que quer dizer cosmologia? E ontologia? Explique por que Sócrates se opõe aos sofistas? Como o conhecimento verdadeiro é possível? 

17 comentários:

  1. Cosmologia é a ciência que estuda a evolução do Universo. Já a ontologia é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. Os sofistas recebiam pelos ensinamentos, e os sócrates achavam vergonhoso vender o que sabiam, eles achavam que o conhecimento devia ser passado de ser para ser sem custo algum, pois se eu sei porque devo cobrar para ensinar alguém? não custa absolutamente nada eu explicar. Os sócrates queriam passar seu conhecimento para seu povo, de tal forma que nenhum deles dependessem dos sofistas, e só dependessem dos seus conhecimentos.

    Yanca Fernandes - 27

    ResponderExcluir
  2. Cosmologia-Estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.
    Ontologia-É a parte da filosofia que trata da natureza do ser.
    Sócrates achava totalmente errado a venda do saber,pois o conhecimento deveria ser aprendido e passado um para o outro...
    O conhecimento verdadeiro é possível atrás de passar o saber ou até mesmo ir atrás dele.Um dos exemplos do conhecimento passado é o professor e o aluno o professor passa o conhecimento obtido para o aluno e o aluno deverá aplicar em sua vida.

    Erick Avila - n°13

    ResponderExcluir
  3. A cosmologia surgiu como a parte da filosofia que estuda a estrutura, a evolução e composição do universo.A ontologia é o estudo da essência do ser — daquilo que faz com que um ser seja; é o estudo do fundamento da ordem das coisas com relação ao ser. Sócrates não concordava com o ato de 'vender' de certo modo a sabedoria, e era o que os sofistas faziam, vendiam o saber, cobravam por isso, assim sócrates tornou-se completamente contra os sofistas. Conhecimento verdadeiro é primeiramente o momento que você SI conhece , tanto que Sócrates fala 'Conhece-te a ti mesmo', ou seja, para obter o verdadeiro conhecimento, devemos conhecer primeiro a nós e depois o resto.

    Thayná Lima, nº24.

    ResponderExcluir
  4. Cosmologia é o ato científico de desvendar a origem das estrelas e dos demais astros do universo.
    Ontologia é voltada para o ser,seus atos,sentimentos, tudo que envolve o ser.
    Sócrates era contrário aos sofistas porque negociavam o conhecimento,cobrando por essa sabedoria ao invés de fornece-la sem nenhum custo,todo homem dever ter o direito do saber.Pela visão de Sócrates para obter o conhecimento verdadeiro devemos conhecer a nós mesmos primeiro

    ResponderExcluir
  5. Cosmologia: ramo da Astrologia que estuda os corpos celestes
    Ontologia: parte da Filosofia que estuda a natureza do ser

    ResponderExcluir
  6. A Cosmologia muitas vezes é confundida com a Astrofísica que é o ramo da Astronomia que estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes e o universo como um todo através da Física teórica. A confusão ocorre porque ambas ciências sob alguns aspectos seguem caminhos paralelos, e muitas vezes considerados redundantes, embora não o sejam.
    A Ontologia (ou Metafísica geral) é a ciência do ser enquanto ser e dos caracteres que pertencem ao ser como tal. A noção de ser, como vimos em psicologia, é a mais alta abstração a que podemos chegar, quando tivermos despojado de alguma forma os seres singulares de tudo o que os distingue e deles faz tal ou qual ser determinado.
    Luiza Stabelini, nº19

    ResponderExcluir
  7. Ontologia é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. Trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres
    Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.A Cosmologia muitas vezes é confundida com a Astrofísica que é o ramo da Astronomia que estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes e o universo como um todo através da Física teórica.

    Caio Santos Ribeiro nº 09

    ResponderExcluir
  8. Yanca, legal!
    Existem os pré-socráticos e os socráticos, mas não os sócrates. Sócrates foi um filósofo que nega os filósofos anteriores a seu tempo (que se ocupavam de conhecer a natureza, a origem e a ordem do mundo, o kosmos) e se opõe aos sofistas (que acreditam que a verdade não existe, a verdade é relativa e/ou "depende do ponto de vista", a verdade pode ser construída por qualquer um ao seu ver). Sócrates parte do oráculo de Delfos dizendo que a verdade pode ser conhecida se afastando das ilusões dos sentidos, das imposições das palavras ou da multiplicidade de opiniões. Veja, os sofistas não estão preocupados com a origem do universo, das coisas ou o porquê de tudo ser do jeito que é. Eles simplesmente criam uma teoria para induzir e persuadir o outro a fazer, agir ou aprovar aquilo que é de interesse individual. Aí é que mora a importância da cosmologia e ontologia, isto é, os saberes despertados antes de Sócrates. Sócrates analisa a essência e não a aparencia, abandona a opinião e conceitua o objeto.

    ResponderExcluir
  9. Érick, tem um pensamento de Theodor Adorno (filósofo, sociólogo alemão) que diz o seguinte: "NÃO TEM MUITO VALOR O CONHECIMENTO QUE NÃO É REALIZADO PELO SUJEITO E QUE É ASSUMIDO POR ELE PASSIVAMENTE".

    ResponderExcluir
  10. Thainá te desafio a uma questão interessante...
    O que significaria "Conhece-ti a ti mesmo"?

    Está ai uma boa reflexão...

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado a todos os demais... não vou postar um a um, pois vejo que as idéias são muito semelhantes. No entanto, desafio a todos a responder com as próprias palavras sem fazer qualquer tipo de pesquisa, o que seria ESTUDAR O UNIVERSO? ou ainda ESTUDAR O SER? ou ainda POR QUE ALGUEM PAGARIA PARA CONHECER? como medir o valor do conhecimento? interessante não?

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Estudar o universo pode ser estudar os astros os planetas as estrelas,etc e estudar o ser pode ser muitas coisas como por exemplo: suas características, físicas,mentais, seus comportamentos seus pensamentos,etc.

    andré luiz n:3

    ResponderExcluir
  13. Cosmologia é a Ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do universo.
    Ontologia é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade.
    Sócrates se opois aos sofistas porque eles recebiam algo pelo ensinamento, Sócrates achava isso vergonhoso, conhecimento é para todos sem valor nenhum.

    Leonardo Paiva nº18

    ResponderExcluir
  14. cosmologia estuda o universo e
    ontologia estuda a natureza
    sócrates era contra os sofistas porque eles cobravam pelo conhecimento e o conhecimento tem de ser dado a todos sem taxa ou cobrança
    o conhecimento verdadeiro só é possível com o esforço do ser humano em aprender algo e só após se conhecer Rafael n 23

    ResponderExcluir
  15. ontologia é uma parte da filofia que estuda a natureza.
    cosmologia estuda e outra parte da filosofia que faz o estuda do universo.
    Porque os sofistas recebiam pelos ensinamentos que ministravam. Sócrates achava "vergonhoso vender o saber, dizendo que o comércio da sabedorianão merecia menos ser chamado prostituição que o tráfego da beleza". Sócrates comparava os sofistas aos mercadores, que elogiam os produtos que vendem mesmo sem saberem se são bons ou não. socratis queria passar o se conhecimento para os outros e verdade só é possivel com o esforço do ser humano.

    ResponderExcluir
  16. Estudar o Universo,é estudar a vida como um todo.É descobrir a essência das coisas e do ser. É descobrir a origem de tudo que ocupa espaço no Universo.

    Caio Santos Ribeiro nº 09

    ResponderExcluir