segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Exercendo nossa liberdade

Muitas vezes temos o conhecimento particular, intuitivo e experiencial de alguma "coisa", mas não um conhecimento conceitual mais amplo e abstrato dela.
Quando se está diante de uma situação filosófica, deve-se buscar respostas claras, coerentes, elucidativas e que tenha caráter universal, isto é, que se aplique a todos os casos ou pessoas. Filosofar, portanto, não é pensar de qualquer maneira, muito embora, não exitem respostas definitivas para as questões, visto que as questões humanas perpassam um processo contínuo de transformação.
Logo, se o primeiro passo para a atitude filosófica é estranhar, questionar; e o segundo passo é indagar, especular, testar; o terceiro e último passo é responder. A reposta filosófica é, portanto, a conclusão de um raciocínio.

ASSISTA O CURTA METRAGEM DISPONÍVEL NO LINK ABAIXO:
http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?cod=3600&Exib=2575

COMENTE FILOSOFICAMENTE O PROBLEMA CRIADO CONTRA E/OU A FAVOR DA LIBERDADE NO ENTORNO DA PERNA CABELUDA, QUE SE TORNOU UMA LENDA POPULAR PERNAMBUCANA

3 comentários:

  1. Essa lenda acabou gerando várias situações, boas e ruins, que são lembradas até hoje.Há quem acredite e há quem não.
    Na época em que a lenda surgiu várias pessoas tiraram proveito dessa história, como vendedores ambulantes que vendiam casos sobre a "Perna Cabeluda" .
    O rádio era uma grande influência nessa crença, depois que uma pessoa disse ter sido atacada, várias outras também disseram o mesmo e isso acabou se tornando um problema muito grande.Fizeram até música sobre essa lenda.
    Hoje em dia acreditam que a "Perna Cabeluda" não ataca mais.
    Na minha opinião as pessoas não deveriam ter acreditado nessa lenda.Isso teria evitado muita coisa.

    ResponderExcluir
  2. Sabrina, talvez você não tenha entendido a ideia central desta postagem. A "Perna Cabeluda" foi criada numa época de ditadura militar, onde não se podia falar o que se desejasse. Hoje realmente a "Perna Cabeluda" seria uma piada descabida, ainda mais tendo em vista a evolução dos meios de comunicação. As pessoas acreditam naquilo que o especialista em determinada ciência garante. Assim, a "Perna Cabeluda" foi um símbolo de esperança contra o estado de excessão e de repressão aos excluídos da popularização do conhecimento. Ou seja, a "Perna Cabeluda" nunca atacou porque nunca existiu!
    Ok?
    Tente pesquisar mais sobre a situação para desenvolver um comentário mais sólido...
    Bom Trabalho!

    ResponderExcluir
  3. “A perna cabeluda”
    A perna cabeluda não passa de um termo usado para poder se falar da agressão sofrida pelas autoridades e pelas pessoas que estavam no poder durante aquela época. As pessoas utilizavam o termo “perna cabeluda” para se referir os opressores que não aceitavam as opiniões dos outros, em geral não aceitavam opiniões.
    “A perna cabeluda” é algo inexistente, mas que causou de certo modo um grande alvoroço, pois as pessoas tinham medo de serem atacadas pela “perna cabeluda”. Algo que foi dito na radio começou de certo modo a mudar a cabeça das pessoas que ouviam, as pessoas começaram a falar que tinha avistado a perna cabeluda e que tinham sido agredidos por ela.
    O culpado por criar “a perna cabeluda” seria o problema da moral da censura e dos sonhos como o cara cita no curta. As pessoas que supostamente foram agredidas pela perna cabeluda possivelmente ingeriram uma grande quantidade de bebida e ainda acabaram sendo agredidas por alguém. Como provavelmente a “perna cabeluda” era algo em que todos estavam falando no momento a pessoa acabava dizendo que tinha sido agredida pela perna, mas talvez não seja só por conta da bebida também pode ser pelo fato de que as pessoas eram muito oprimidas e se falassem quem havia batido nelas realmente talvez elas tivessem um fim trágico.
    Então “a perna cabeluda” nada mais é que um termo que foi dito na radio como uma brincadeira ou um jogo, que acabou por mudar a cabeça de muitas pessoas fazendo com que elas tivessem “medo de sair na rua”, pois poderiam ser atacadas pela “perna”. Tudo foi dito com um tom critico e irônico, uma brincadeira que acabou por irritar algumas pessoas que estavam no poder...

    ResponderExcluir