terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Roteiro de Leitura do Livro

O QUE É FILOSOFIA? (CAIO PRADO JR.) - COLEÇÃO PRIMEIROS PASSOS

Pessoal, trago-lhes boa notícia!
Estava vendo nosso plano de aulas e percebi que pedi atividade trocada a vocês. A análise do Filme deveria ter sido solicitado no dia 08/03 para o dia 15/03 e a resenha crítica do livro no dia 16/02 para o dia 01/03. O intuito da resenha é prepará-los para a prova. Assim, tomei a liberdade de mudar a data da prova que seria dia 01/03 para 08/03. Logo, esta semana, no dia 01/03 irei pedir a resenha para 08/03 de modo a prepará-los para a prova. Ainda, com o intuito de auxiliá-los no entendimento da obra e na elaboração da resenha criei um grupo de questões que não precisarão ser respondidas obrigatoriamente, nem no seu conjunto total, nem em ordem. Também não devem ser entregues. Contudo, estou à disposição para sanar quaisquer dúvidas...
Abraços,

Professor Gabriel
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1 – Por que não podemos dizer que Filosofia é uma simples ginástica do pensamento? Ou mesmo um entretenimento como uma novela, música que induz a homogeneização do pensamento coletivo?

2 – O que Caio Prado Jr. quer dizer “... a Filosofia não é e não pode ser, logo veremos por que, simplesmente prolongamento da Ciência, uma superciência que ela se sobrepõe e que a completa. [...] A Filosofia será outra coisa, ou então não tem razão de existir. Aquilo de que se ocuparia um simples prolongamento ou generalização do conhecimento científico não merece outro nome que “ciência” simplesmente.”

3 – Qual a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento vulgar?  Dê um exemplo.

4 – Pode-se afirmar que o filósofo é creador de moral?

5 – A filosofia se utiliza do conhecimento como objeto de análise e produtora de conhecimento. Comente.

6 – O que é o objeto da filosofia? E do filósofo? Cite exemplos.

7 – Qual é a finalidade última do filósofo questionar, buscar e elaborar um pensamento um conhecimento a partir da Realidade universal exterior?

8 – Há diferenças entre conhecimento da Realidade cognitivo e conhecimento da Realidade universal?

9 – Explique a confusão entre a esfera subjetiva e a objetiva através de Engels: “Primeiro fabrica-se, tirando-o do objeto, o conceito desse objeto; depois inverte-se tudo, e mede-se o objeto pela sua cópia, o conceito”.

10 – A elaboração do conhecimento pode-se seguir dois caminhos: um que seria da ciência e outro da filosofia. A ciência se realiza por métodos e técnicas lógicas. (pg. 06) O logicalismo (movimento ideológico construído sob ideais lógicos inexoráveis) nos dá conta de um mundo ideal inspirados em modelos e padrões. (pg. 14) A lógica é um assunto que será estudado no 2° Ano do Ensino Médio e é estritamente ligada a apresentação das idéias e suas linguagens. Sendo assim, como Prado Jr. explicou a elaboração do conhecimento subjetivo ou cognitivo na esfera filosófica e o conhecimento objetivo na esfera da ciência?

11 – O que é dialética do conhecimento?

12 – Como os milésios fizeram para definir que determinado conhecimento é válido ou não?

13 – Explique a refutação de Aristóteles a dialética de Platão “Se há ciência e conhecimento de alguma 
coisa, devem existir algumas outras naturezas sensíveis, realidades estáveis, pois não há ciência do que está em permanente fluxo”. (nota de rodapé pág. 16)

14 – O que é Realidade sensível?

15 – Diferencie a questão central proposta na estruturação do conhecimento antes de Sócrates (citado no texto por Platão, pois Sócrates nunca escreveu nada; quem registrou todo pensamento foi seu discípulo Platão) e após os registros de Platão.

16 – Diferencie e exemplifique Ciência e Filosofia em Platão e nos dias atuais. 

17 – Você concorda com Jr. quando diz que Aristóteles confunde e cria mal entendidos no pensamento filosófico? Diferencie a visão de Aristóteles da de Platão e defenda seu argumento.

18 – Qual é a base da Lógica Aristotélica?

19 – Por que Aristóteles é tão importante para a evolução do conhecimento humano?

20 – Como a Metafísica aristotélica assegura o filósofo de que está próximo ou que tenha alcançado a Realidade concreta do fato? Por que quase nunca isto é verdade?

21 – Que relação o autor faz entre evolução, tempo e espaço? Como esta relação interage com a Realidade? Isto explica o caráter anacrônico (erro ou intervenção na continuidade cronológica) de Aristóteles?

22 – Se analisarmos os ditados populares, muitos deles são baseados na metafísica. Como estes ideais simbólicos confundem o Pensamento e Realidade tornando-se capazes de manipular os conceitos dos valores morais do pensamento popular?

23 – Discuta a seguinte colocação: A mídia e os meios tecnológicos “compõe a realidade concreta exterior ao pensamento conhecedor e elaborador do Conhecimento, isso constitui na perspectiva moderna pós-metafísica o legítimo objeto do conhecimento”

24 – Fale sobre a estruturação do Conhecimento novo.

25 – Segundo Descartes o que significa conhecer seu próprio Universo?

26 – O que permitiu a Filosofia se libertar da Lógica formal clássica (ou Escolástica) dando origem a Filosofia moderna?

27 – Diferencie o materialismo do idealismo.

28 – Na perspectiva dos filósofos materialistas a elaboração do Conhecimento é um simples reflexo passivo da Realidade exterior?

29 – Na perspectiva dos filósofos idealistas a elaboração do Conhecimento deve eliminar totalmente a experiência sensível / Realidade exterior ao pensamento?

30 – Discuta o pensamento de Durkheim: “O homem constrói para si o tipo de homem ideal”.

31 – O que Caio Prado Jr. quer dizer com as expressões “agente como paciente” e “paciente como agente”?

32 – Por que se deve conhecer os fatos sociais?

33 – O autor diz que não pode haver verdadeira ciência do Homem se considerar a Razão humana irredutível, completa e acabada fixada na subjetividade sem considerar a origem e as raízes constituídas desta mesma subjetividade, permanecerá fora do determinismo da necessidade. (pg. 42) O que isto significa? O que ele entende por determinismo?

34 – É possível que nenhum homem seja agente de modo a determinar e deliberar suas próprias ações?

35 – O que é filosofia? Para que serve? 

7 comentários:

  1. Professor, a realidade sensível seria aquela na qual o homem vive?!

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  2. Qual a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento vulgar? Dê um exemplo. Não entendi professor '-'

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  3. Jú, a Realidade sensível, Realidade extramental, Realidade exterior ao pensamento discutido várias vezes no decorrer do texto tem a mesma conotação. Segundo o autor, este tipo de Realidade é o que se pode perceber, é o conjunto de sensações objetivas da realidade. Exemplo: um garoto convida uma amiga para ir ao cinema sozinhos; este é um fato, as possibilidades e entendimentos desse fato é o que chamaremos de Realidade supra-sensível ou de Realidade dialética. Se esses dois jovens são de fato grandes amigos e nada aconteceu no cinema além de assistir e discutir sobre o filme; independentemente dos pensamentos, das sensações, vontades e desejos de cada um deles ou dos outros que os conhecem e farão qualquer tipo de comentário, o fato em si, a amizade entre ele e ela evidente é uma Realidade sensível ou realidade objetiva. Ok?

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  4. Nicole, vamos refletir. O autor diz: "Ciência não é senão Conhecimento sistematizado, e advertida e intencionalmente elaborado, não se distinguindo senão por essa sistematização em nível elevado e elaboração intencional do Conhecimento comum ou vulgar, aquele de que todo ser humano é titular, por mais rudimentar que seja seu nível de cultura. [...] ...o conhecimento científico de hoje será o vulgar de amanhã.". Pode-se entender que todo conhecimento ciêntífico parte de um conhecimento vulgar, seja ele uma Realidade objetiva ou subjetiva. Vulgar significa comum, mediano. Logo, Conhecimento vulgar é o que se sabe, que se conhece, seja através de crenças e valores, seja através de experiências vividas. O Conhecimento científico é o que se sabe, que se conhece após uma problematização, especulação e experimentação objetiva que valida e/ou prova ciêntificamente (através da relação de causa e efeito) um conhecimento. O que não se pode descartar é que sempre quando se busca fazer ciência estamos propícios a verificar outras formas de Conhecimento que nos leva ao mesmo fim. Exemplo: Conhecimento vulgar - as pessoas acreditam que quanto mais cursos tiverem em seu currículo mais fácil será a conquista de um bom emprego com maiores remuneações. Conhecimento ciêntífico - quanto mais autônomo for um indivíduo em seu campo profissional, mais chances ele tem de garantir maiores salários com menor tempo de trabalho. Esse segundo conhecimento pode ser provado através dos profissionais que trabalham em casa no computador, profissionais que tem um alto nível de conhecimento tecnológico e cumprem baixa carga horária, a formação universitária EaD (à Distância) que possibilita a universidade formar mais pessoas gerar mais dinheiro sem grande custos com estruturas físicas e de pessoal. Quanto ao Conhecimento vulgar de hoje ser o Conhecimento científico de ontem, perceba que há alguns anos atrás, entre 1995 e 2000, de fato quem tinha no currículo uma gama variada e extensa de cursos conseguia bons empregos. Hoje é preferível um mestrado, doutorado, isto é, poucos cursos de alto nível específicos a uma área. O Conhecimento objetivo que vivemos é transformado pelo Conhecimento subjetivo criado pelas novas necessidades sociais globais.
    E agora, ficou claro?

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  5. Professor, eu sei que o senhor já respondeu uma pergunta sobre isso, mas está certo dizer que o conhecimento científico é um conhecimento real por que lida com fatos e o conhecimento vulgar seria a forma de conhecimento tradicional que não pressupõe reflexão??

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  6. Jú, EXATAMENTE. O Conhecimento científico é real e sensível, pois descreve cientificamente, isto é, a causa genuína ou possível para determinado efeito. Isto quer dizer, por exemplo, que se um trabalhador iniciante aceita qualquer ordem de seu superior, cumpre horas extras e não põe objeções às tarefas, mesmo que se sinta prejudicado; quando o mesmo se negar a cumprir o que lhe foi pedido será taxado de preguiçoso ou "batata podre" do grupo. Este tipo de Conhecimento estudaria a si próprio e analisaria o que faz, o que gosta, os objetivos que já conquistou e o que está sendo feito para as próximas conquistas; com a ajuda de um profissional seguiria os passos sensíveis e muitíssimo bem planejado à realidade que se vive. Neste caso, criei um exemplo muito resumido da exploração do indivíduo pelo trabalho na empresa que em muitos casos não tem laços algum com a família deste mesmo indivíduo. Já o Conhecimento vulgar não é sempre real, e pode ser hipóteses, crenças, especulações. Ou seja, não tem como ser provado cientificamente, não é seguramente planejado; o planejamento criado pelo indivíduo mora na mente, no conhecimento subjetivo da própria realidade. Assim, isto pode ser tradicional ou não, mas sendo um ou outro, realmente não pressupõe reflexão. Por exemplo, no caso de um Conhecimento vulgar não tradicional, as pessoas poderiam dizer a este trabalhador que ele precisa estudar para mudar de emprego, ganhar um salário melhor, etc. Já no Conhecimento vulgar tradicional o trabalhador não trabalharia, mas, iria se especializar ao máximo e só depois se inserir no mercado. Ainda, se possível, se desenvolveria em uma empresa da sua própria família.

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